Buscar

Questão 008 Sobre o fenômeno da Flambagem em colunas, especialmente quanto ao critério de Euler, marque a alternativa INCORRETA. A flambagem é um ...

Questão 008 Sobre o fenômeno da Flambagem em colunas, especialmente quanto ao critério de Euler, marque a alternativa INCORRETA.

A flambagem é um modo de falha que ocorre em colunas ou elementos comprimidos quando o momento fletor é mínimo e a força cortante é nula e sua região central. Quando a carga crítica de Euler é alcançada, o elemento estrutural sofre uma deformação súbita e instável, perdendo sua capacidade de suportar cargas adicionais.
A carga crítica de Euler é determinada por meio da teoria da elasticidade, considerando-se as propriedades geométricas do elemento estrutural, como seu comprimento, momento de inércia e rigidez à flexão.
O critério de Euler estabelece que a carga crítica de flambagem é diretamente proporcional ao momento de inércia da seção transversal e inversamente proporcional ao quadrado do comprimento efetivo da coluna.
A carga crítica de Euler, também conhecida como carga crítica de flambagem, é um conceito importante na mecânica dos sólidos que descreve a carga máxima que uma coluna ou elemento estrutural pode suportar antes de sofrer um fenômeno conhecido como flambagem ou instabilidade elástica.
O critério de Euler assume que a falha ocorre quando a flambagem por flexão atinge uma tensão crítica de compressão.

Essa pergunta também está no material:

revisao_simulado1b
4 pág.

Mecânica dos Sólidos II Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é: "O critério de Euler assume que a falha ocorre quando a flambagem por flexão atinge uma tensão crítica de compressão." O critério de Euler estabelece que a carga crítica de flambagem é diretamente proporcional ao momento de inércia da seção transversal e inversamente proporcional ao quadrado do comprimento efetivo da coluna.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais