Buscar

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as diferenças entre competência tributária e capacidade ativa tributária, analise as afi...

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as diferenças entre competência tributária e capacidade ativa tributária, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

I. São características da capacidade tributária o fato de ser facultativa, indelegável, intransferível, incaducável e irrenunciável.
II. A capacidade tributária ativa apresenta-se através das funções de arrecadar, fiscalizar e executar o tributo.
III. A competência tributária de instituir o tributo é indelegável, todavia, as funções de arrecadar e fiscalizar são delegáveis.
IV. A delegação da capacidade tributária não é “ad eternum”, já que poderá ser revogada a qualquer tempo.
V, F, V, F.
V, V, F, F.
F, V, V, V.
V, V, V, F.
F, F, V, V.

Essa pergunta também está no material:

tributario 1
5 pág.

Direito Tributário e Processo Tributário Universidade da AmazôniaUniversidade da Amazônia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: V, V, F, F. Justificativa: I. São características da capacidade tributária ativa o fato de ser facultativa, delegável, transferível, caducável e renunciável. Portanto, a afirmativa I está incorreta, sendo a primeira parte da afirmativa falsa e a segunda parte verdadeira. II. A capacidade tributária ativa apresenta-se através das funções de arrecadar, fiscalizar e executar o tributo. Essa afirmativa está correta. III. A competência tributária de instituir o tributo é indelegável, todavia, as funções de arrecadar e fiscalizar são delegáveis. A primeira parte da afirmativa está correta, mas a segunda parte está incorreta, pois a função de fiscalizar não é delegável. IV. A delegação da capacidade tributária não é “ad eternum”, já que poderá ser revogada a qualquer tempo. Essa afirmativa está incorreta, pois a delegação da capacidade tributária é feita por prazo determinado e não pode ser revogada a qualquer tempo. V. A alternativa V, F, V, F está incorreta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais