Buscar

What are the clinical characteristics of foliculite and furunculose? A foliculite é uma infeção bacteriana dos folículos pilosos, sendo o agente e...

What are the clinical characteristics of foliculite and furunculose?

A foliculite é uma infeção bacteriana dos folículos pilosos, sendo o agente etiológico predominante o Staphylococcus aureus.
A foliculite classifica-se consoante o atingimento do folículo piloso em superficial e profunda.
Os furúnculos são mais comuns em adultos jovens, especialmente do sexo masculino, sendo as áreas mais afetadas a face, região dorsal, peito, axilas, nádegas e coxas.

Essa pergunta também está no material:

Dermatologia em medicina familiar
52 pág.

Dermatologia Universidade Federal da BahiaUniversidade Federal da Bahia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A foliculite é uma infecção bacteriana dos folículos pilosos, que pode ser superficial ou profunda. Na foliculite superficial, os sintomas incluem pequenas lesões vermelhas, com pus, que coçam e podem causar dor. Já na foliculite profunda, as lesões são maiores, mais dolorosas e podem deixar cicatrizes. Os furúnculos são uma forma mais grave de foliculite, caracterizados por uma infecção profunda do folículo piloso e do tecido adjacente. Os sintomas incluem dor, vermelhidão, inchaço e uma protuberância cheia de pus que pode crescer até o tamanho de uma bola de golfe. À medida que o furúnculo amadurece, ele pode se romper e drenar o pus. É importante procurar um médico se você tiver sintomas de foliculite ou furunculose, pois o tratamento pode incluir antibióticos e outros medicamentos para prevenir complicações.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais