Buscar

A Lei Complementar nº 116/2003, aprovada em nível federal, contém a lista de serviços de competência tributária dos Municípios e do Distrito Federa...

A Lei Complementar nº 116/2003, aprovada em nível federal, contém a lista de serviços de competência tributária dos Municípios e do Distrito Federal em matéria de Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Nesse sentido, obedece ao que determina o art. 156, inciso III, da Constituição Federal: “Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre: (...) III - serviços de qualquer natureza, não compreendidos no art. 155, II, definidos em lei complementar.” A Lei Complementar nº 157/2016 modificou a Lei Complementar nº 116/2003, acrescentando novos serviços à lista de competência tributária dos Municípios e do Distrito Federal. Sobre a alteração promovida pela Lei Complementar nº 157/2016, é correto afirmar que


A. a Lei Complementar nº 157/2016 é inconstitucional, pois a competência para definir a lista de serviços tributáveis pelo ISS é exclusiva dos Municípios e do Distrito Federal.
B. a Lei Complementar nº 157/2016 é constitucional, pois a competência para definir a lista de serviços tributáveis pelo ISS é da União, que pode delegá-la aos Municípios e ao Distrito Federal.
C. a Lei Complementar nº 157/2016 é inconstitucional, pois a competência para definir a lista de serviços tributáveis pelo ISS é da União, que não pode delegá-la aos Municípios e ao Distrito Federal.
D. a Lei Complementar nº 157/2016 é constitucional, pois a competência para definir a lista de serviços tributáveis pelo ISS é da União, que pode alterá-la por meio de lei complementar.
E. a Lei Complementar nº 157/2016 é inconstitucional, pois a competência para definir a lista de serviços tributáveis pelo ISS é dos Estados, que não podem delegá-la aos Municípios e ao Distrito Federal.

Essa pergunta também está no material:

NP1 - Respostas
7 pág.

Unip Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UniplanCentro Universitário Planalto do Distrito Federal - Uniplan

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa D: "a Lei Complementar nº 157/2016 é constitucional, pois a competência para definir a lista de serviços tributáveis pelo ISS é da União, que pode alterá-la por meio de lei complementar." A competência para definir a lista de serviços tributáveis pelo ISS é da União, que pode delegá-la aos Municípios e ao Distrito Federal, conforme o art. 156, III, da Constituição Federal. A Lei Complementar nº 157/2016, portanto, é constitucional, pois alterou a lista de serviços tributáveis pelo ISS por meio de lei complementar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais