Buscar

Segundo Dutcosky (1996) e o Instituto Adolfo Lutz (IAL, 2008), os métodos de análise sensorial podem ser classificados em métodos discriminativos, ...

Segundo Dutcosky (1996) e o Instituto Adolfo Lutz (IAL, 2008), os métodos de análise sensorial podem ser classificados em métodos discriminativos, métodos descritivos e métodos subjetivos. Diante do exposto, disserte sobre os métodos discriminativos de análise sensorial.

Os métodos discriminativos de análise sensorial estabelecem diferenciação qualitativa e/ou quantitativa entre as amostras.
Esses métodos envolvem os testes de diferença e os testes de sensibilidade.
Os testes de diferença englobam os testes de comparação pareada, triangular, duo-trio, comparação múltipla, ordenação, A ou não A, e dois em cinco.
Os testes de sensibilidade englobam os testes de limites, estímulo constante e diluição.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Análise de Alimentos
2 pág.

Biomedicina Centro Universitário de MaringáCentro Universitário de Maringá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os métodos discriminativos de análise sensorial são utilizados para estabelecer diferenças qualitativas e/ou quantitativas entre as amostras. Esses métodos são divididos em testes de diferença e testes de sensibilidade. Os testes de diferença são utilizados para determinar se há diferenças perceptíveis entre duas ou mais amostras. Esses testes incluem o teste de comparação pareada, o teste triangular, o teste duo-trio, o teste de comparação múltipla, o teste de ordenação, o teste A ou não A e o teste dois em cinco. O teste de comparação pareada é o mais simples e consiste em apresentar duas amostras ao provador e perguntar se elas são iguais ou diferentes. O teste triangular é semelhante ao teste de comparação pareada, mas com três amostras. O teste duo-trio é um teste de comparação em que o provador recebe duas amostras e uma terceira amostra que é idêntica a uma das duas primeiras. O provador deve identificar qual das duas primeiras amostras é idêntica à terceira. O teste de comparação múltipla é utilizado para comparar várias amostras. O provador recebe várias amostras e deve identificar a amostra que é diferente das outras. O teste de ordenação é utilizado para classificar as amostras em ordem crescente ou decrescente de intensidade. O teste A ou não A é utilizado para determinar se uma amostra é diferente de uma amostra de referência. O provador recebe duas amostras, uma é a amostra de referência e a outra é a amostra a ser testada. O provador deve identificar se a amostra a ser testada é a amostra A ou não A. O teste dois em cinco é semelhante ao teste A ou não A, mas com cinco amostras. Os testes de sensibilidade são utilizados para determinar a menor quantidade de um estímulo que pode ser detectada pelo provador. Esses testes incluem o teste de limites, o teste de estímulo constante e o teste de diluição. O teste de limites é utilizado para determinar a menor quantidade de um estímulo que pode ser detectada pelo provador. O teste de estímulo constante é utilizado para determinar a intensidade de um estímulo que é percebido pelo provador. O teste de diluição é utilizado para determinar a menor concentração de um estímulo que pode ser detectada pelo provador. Em resumo, os métodos discriminativos de análise sensorial são importantes para determinar diferenças entre amostras e são divididos em testes de diferença e testes de sensibilidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais