Buscar

Leia o trecho a seguir.“Como tem sido apontado amplamente no debate nacional e internacional, a crise sanitária global (que combina um novo vírus d...

Leia o trecho a seguir.“Como tem sido apontado amplamente no debate nacional e internacional, a crise sanitária global (que combina um novo vírus de rápida contaminação, a inexistência de medicamento eficaz ou vacina e a saturação dos sistemas de saúde) soma-se a uma profunda crise econômica e social, fruto das necessárias medidas de distanciamento social enquanto forma de contingência para o espraiamento da doença. Tais medidas, embora necessárias, impactaram negativamente a atividade econômica, provocando uma crise de oferta, devida à paralisação e/ou forte redução na atividade das empresas, e de demanda, decorrente das perdas expressivas da classe trabalhadora, que viu seus empregos e sua renda despencarem abruptamente.”TROVÃO, C. J. B. M. A pandemia da COVID-19 e a desigualdade de renda no brasil: um olhar macrorregional para a proteção social e os auxílios emergenciais.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O trecho apresentado aborda a crise sanitária global causada pela pandemia da COVID-19, que se soma a uma crise econômica e social, impactando negativamente a atividade econômica e a classe trabalhadora.

0
Dislike7
User badge image

MR

Leia o trecho a seguir.“Como tem sido apontado amplamente no debate nacional e internacional, a crise sanitária global (que combina um novo vírus de rápida contaminação, a inexistência de medicamento eficaz ou vacina e a saturação dos sistemas de saúde) soma-se a uma profunda crise econômica e social, fruto das necessárias medidas de distanciamento social enquanto forma de contingência para o espraiamento da doença. Tais medidas, embora necessárias, impactaram negativamente a atividade econômica, provocando uma crise de oferta, devida à paralisação e/ou forte redução na atividade das empresas, e de demanda, decorrente das perdas expressivas da classe trabalhadora, que viu seus empregos e sua renda despencarem abruptamente.”TROVÃO, C. J. B. M. A pandemia da COVID-19 e a desigualdade de renda no brasil: um olhar macrorregional para a proteção social e os auxílios emergenciais. Textos para discussão UFRN, Natal, n. 4, mai. 2020, p. 1. Disponível em: https://ccsa.ufrn.br/portal/wp-content/uploads/2020/05/TROV%C3%83O-2020-PANDEMIA-E-DESIGUALDADE.pdf. Acesso em: 3 mar. 2021. As hipóteses de queda na renda e retração na atividade econômica no primeiro semestre de 2020, elaboradas pelo Prof. Cassiano Trovão, foram construídas a partir de uma análise de dados amostrais colhidos pela Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD), que é uma publicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e avalia aspectos da população brasileira, como a realidade do emprego e renda, a partir de seleções de dados e entrevistas. Considerando isso, vamos manipular algumas informações da PNAD para conhecer um pouco mais sobre o processo de análise baseado em dados amostrais. Para isso, siga os seguintes passos:

1) consulte a publicação mais recente da PNAD Contínua a partir do site do IBGE (link na referência da atividade); 

2) faça o download das tabelas mais recentes por meio do menu lateral “Divulgação mensal”, submenu “Tabelas”; 

3) selecione dois indicadores relacionados ao mercado de trabalho (número de pessoas empregadas com carteira assinada e número de empregados domésticos sem carteira assinada, por exemplo) e dois indicadores associados à renda;

4) elabore uma análise em relação aos resultados estimados para cada trimestre, enfatizando as variações observadas no período e as possíveis razões que desencadearam-nas. Nesse caso, você pode apresentar sua opinião pessoal sobre os temas. Seu texto deve ter aproximadamente 20 linhas. 

Referência:BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, [s. d.]. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9171-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-mensal.html?=&t=o-que-e. Acesso em: 3 mar. 2021. 


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina