Buscar

Qual a medida judicial cabível para proteção de interesses difusos e coletivos? E qual a responsabilidade civil do Estado em relação à alimentação ...

Qual a medida judicial cabível para proteção de interesses difusos e coletivos? E qual a responsabilidade civil do Estado em relação à alimentação de presos?
Ação Civil Pública e responsabilidade civil do Estado em zelar pelos danos à saúde ou a vida de um preso que esteja sob custódia da Administração Pública em função da omissão no dever de fornecer a alimentação.
I. A medida judicial cabível é a Ação Civil Pública, regulada pela Lei nº 7.347/85. A ACP tem natureza jurídica constitucional, conforme art. 129, III, da Constituição Federal, que dispõe sobre a função institucional do MP promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.
II. A Lei n. 7.347/85 descreve ser cabível a ação civil pública contra os atos comissivos ou omissivos que causem danos a quaisquer direitos difusos ou coletivos, como é o caso apresentado. Ainda, é responsabilidade civil do Estado zelar pelos danos à saúde ou a vida de um preso que esteja sob custódia da Administração Pública em função da omissão no dever de fornecer a alimentação, valendo acrescer que a Constituição Federal não permite penas cruéis (art. 5º, XLVII, alínea “e”), assegurando aos presos o respeito à integridade física e moral, de acordo com o art. 5º, XLVII, alínea “e” e XLIX.

Essa pergunta também está no material:

Atividade de Aprofundamento - Prática Jurídica Constitucional e Tributária
1 pág.

Pratica Constitucional Centro Universitário do Distrito FederalCentro Universitário do Distrito Federal

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A medida judicial cabível para proteção de interesses difusos e coletivos é a Ação Civil Pública, regulada pela Lei nº 7.347/85. A ACP tem natureza jurídica constitucional, conforme art. 129, III, da Constituição Federal, que dispõe sobre a função institucional do MP promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. Em relação à responsabilidade civil do Estado em relação à alimentação de presos, é dever do Estado zelar pelos danos à saúde ou a vida de um preso que esteja sob custódia da Administração Pública em função da omissão no dever de fornecer a alimentação. A Constituição Federal não permite penas cruéis (art. 5º, XLVII, alínea “e”), assegurando aos presos o respeito à integridade física e moral, de acordo com o art. 5º, XLVII, alínea “e” e XLIX.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image