Buscar

Sobre o crime de furto, é correto afirmar: A conduta se caracteriza pela apropriação de coisa alheia móvel de que tem a posse ou a detenção. Carac...

Sobre o crime de furto, é correto afirmar:

A conduta se caracteriza pela apropriação de coisa alheia móvel de que tem a posse ou a detenção.
Caracteriza-se como crime de furto a subtração de corpo humano em um jazigo do cemitério.
CP não prevê a figura típica de furto de semovente domesticável de produção, mas somente a Lei n° 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).
Para o furto privilegiado, exige-se que o agente seja primário e que a res furtiva seja de pequeno valor i e, nesse caso, o agente será isento de pena.
Caso o crime seja praticado durante o repouso noturno, incidirá aumento de pena em face do maior juízo de reprovabilidade da conduta.

Essa pergunta também está no material:

Penal especial e extravagante
1 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "A conduta se caracteriza pela apropriação de coisa alheia móvel de que tem a posse ou a detenção." O crime de furto é caracterizado pela subtração de coisa móvel alheia, sem o consentimento do proprietário, com a finalidade de se apropriar dela. A posse ou detenção da coisa pelo agente não afasta a caracterização do crime de furto. As demais alternativas estão incorretas, pois: - A subtração de corpo humano em um jazigo do cemitério não configura o crime de furto, mas sim o crime de vilipêndio a cadáver (art. 212 do Código Penal). - O Código Penal prevê a figura típica de furto de semovente domesticável de produção (art. 155, § 6º), além da Lei de Crimes Ambientais. - Para o furto privilegiado, exige-se que a res furtiva seja de pequeno valor e não que o agente seja primário. Além disso, o agente não é isento de pena, mas sim tem a pena reduzida de um a dois terços. - O aumento de pena em caso de furto praticado durante o repouso noturno não se dá em razão do maior juízo de reprovabilidade da conduta, mas sim pela maior facilidade de execução do crime.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais