Buscar

Josias é proprietário e possuidor de um apartamento que recebeu por doação de seu tio João, situado no Município de Itinga. Esse bem encontra-se lo...

Josias é proprietário e possuidor de um apartamento que recebeu por doação de seu tio João, situado no Município de Itinga. Esse bem encontra-se locado para Pedro que paga por mês a importância de R$1.450,00 a Josias a título de locação. O contrato é omisso em relação a melhoramentos produzidos pelo locatário. Pedro, inquilino de Josias, conhecido artista, resolveu, sem o conhecimento de Locador, comprar, esculpir artesanalmente, e instalar uma porta supérflua para dividir 2 ambientes internos na sala principal do imóvel. Além disso, Pedro, também sem conhecimento do locador, consertou um grave vazamento no encanamento do banheiro. O reparo era indispensável para evitar que o imóvel se deteriorasse.

Findo o contrato de locação, Pedro recusou-se a entregar o imóvel, alegando poder retê-lo até que fosse indenizado pela melhorias por ele realizadas.

Pergunta-se

a) Pedro faz jus a indenização e/ou retenção em relação ao reparo do vazamento no banheiro? Fundamente esclarecendo qual a classe de melhoria realizada e mencione os dispositivos legais aplicáveis ao caso.

b) Pedro faz jus a indenização e/ou retenção em relação à instalação da porta supérflua? Fundamente esclarecendo qual a classe de melhoria realizada e mencione os dispositivos legais aplicáveis ao caso.


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

a) Pedro não faz jus a indenização e/ou retenção em relação ao reparo do vazamento no banheiro, pois se trata de uma benfeitoria necessária, que é aquela que tem por finalidade conservar o imóvel ou evitar que se deteriore. O artigo 96 do Código Civil dispõe que "as benfeitorias necessárias introduzidas pelo locatário, ainda que não autorizadas pelo locador, bem como as úteis, desde que autorizadas, serão indenizáveis e permitem o exercício do direito de retenção". b) Pedro não faz jus a indenização e/ou retenção em relação à instalação da porta supérflua, pois se trata de uma benfeitoria voluptuária, que é aquela que tem por finalidade o mero deleite ou recreio. O artigo 98 do Código Civil dispõe que "as benfeitorias voluptuárias não serão indenizáveis, podendo ser levantadas pelo locatário, finda a locação, desde que sua retirada não afete a estrutura do imóvel".

1
Dislike0
User badge image

gyslayne Rocha

Pedro não faz jus a indenização e/ou retenção em relação ao reparo do vazamento no banheiro, pois se trata de uma benfeitoria necessária, que é aquela que tem por finalidade conservar o imóvel ou evitar que se deteriore. O artigo 96 do Código Civil dispõe que "as benfeitorias necessárias introduzidas pelo locatário, ainda que não autorizadas pelo locador, bem como as úteis, desde que autorizadas, serão indenizáveis e permitem o exercício do direito de retenção".


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais