Buscar

Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas contemporâneas s...

Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas contemporâneas sobre a chamada história vista de baixo, assinale a alternativa correta:


A Thompson, por meio da história vista de baixo, busca valorizar os feitos a atos dos personagens históricos mais importantes, como generais, reis e presidentes.
B Com a história vista de baixo, Thompson foi o primeiro historiador a dar relevância a outros aspectos da sociedade, ignorados pelos historiadores tradicionais.
C Apesar de a história vista de baixo ser atribuída a Thompson, esse tipo de análise historiográfica já era feito desde o positivismo e da escola metódica.
D Com a chamada história vista de baixo, Thompson demonstra preocupação em dar voz a personagens históricos anteriormente esquecidas: as pessoas comuns.
E Um dos principais livros de Thompson, A formação da classe operária inglesa, é também o que mais se afasta da proposta de uma história vista de baixo, por focar nos grandes atores políticos.

Essa pergunta também está no material:

Historiografia
5 pág.

Vertentes Historiográficas do Século XX Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: Com a chamada história vista de baixo, Thompson demonstra preocupação em dar voz a personagens históricos anteriormente esquecidas: as pessoas comuns. A história vista de baixo é uma abordagem historiográfica que busca dar voz e valorizar a história dos grupos sociais marginalizados e das pessoas comuns, que muitas vezes são ignorados pelos historiadores tradicionais. Thompson foi um dos principais representantes dessa abordagem, que se tornou uma das perspectivas contemporâneas da historiografia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais