Buscar

Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas contemporâneas ...

Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas contemporâneas sobre a influência de Michel Foucault a respeito das reflexões da Escola dos Annales, assinale a alternativa correta:


A A relação entre saber e poder está no centro das análises foucaultianas e na influência sobre algumas corrente dos Annales.
B A questão da disciplina como forma de poder e sua relação com o corpo foi negada pelos Annales e excluída dos debates historiográficos.
C Michel Foucault propunha uma história totalizante, contrariando as proposições dos Annales.
D O horizonte teórico de Foucault propunha objetivos semelhantes aos dos Annales, como a importância do evento e dos grandes personagens históricos.
E Michell Foucault defendia a construção de uma narrativa única e totalizante, o que foi adotado novamente pelos Annales.

Essa pergunta também está no material:

Historiografia
5 pág.

Vertentes Historiográficas do Século XX Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: A relação entre saber e poder está no centro das análises foucaultianas e na influência sobre algumas correntes dos Annales. Michel Foucault foi um importante pensador francês que influenciou a Escola dos Annales, que buscava uma nova forma de fazer história, mais ampla e interdisciplinar. Foucault propôs uma análise do poder que não se limitava às instituições políticas, mas que se estendia a todas as relações sociais, incluindo as relações de saber. Essa perspectiva foi incorporada por alguns historiadores dos Annales, que passaram a considerar a história como uma construção social e cultural, e não apenas como uma sucessão de eventos políticos e militares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais