Buscar

“Durante os anos 80 e 90 sob a liderança intelectual de Barry Buzan e Olef Waever a Escola de Copenhague, uma instituição de pesquisa dinamarquesa,...

“Durante os anos 80 e 90 sob a liderança intelectual de Barry Buzan e Olef Waever a Escola de Copenhague, uma instituição de pesquisa dinamarquesa, elabora a teoria da securitização, em que se combinavam enfoques neorealistas com métodos construtivistas. O passo mais denso e sistemático da Escola de Copenhague na direção de uma posição holística seria dado com a publicação de International Security: a New a new framework for Analysis, de Buzan, Wæver e Jaap de Wilde (1998). A perspectiva realista, que havia caracterizado o trabalho de Buzan, é complementada com análises críticas, basicamente construtivistas”. Considerando os ensinamentos da professora Caroline Viana na aula 2, que trata do conceito de segurança para os teóricos da Escola de Copenhagen, analise as assertivas abaixo e selecione a alternativa correta.
I. A segurança deveria deixar de ser pensada apenas como defesa ou ataque.
II. Eram necessárias novas especialidades para desabilitar o oponente, por exemplo, era necessário também analisar as fragilidades econômicas dos oponentes.
III. A expansão do conceito de segurança significava intuir que outras esferas da existência social também seriam afetadas ou afetariam questões de segurança.
IV. Esse tipo de defende a militarização da segurança interna dos países. A segurança passa a estar concentrada em políticas de segurança publica ligadas à área militar.

D)Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.


a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
e) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Questões de segurança internacional apols 1 prova 1 Nota 50
5 pág.

Segurança Internacional Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. A Escola de Copenhague, liderada por Barry Buzan e Olef Waever, elaborou a teoria da securitização, que combinava enfoques neorealistas com métodos construtivistas. A perspectiva realista, que havia caracterizado o trabalho de Buzan, é complementada com análises críticas, basicamente construtivistas. De acordo com a aula 2 da professora Caroline Viana, a segurança deveria deixar de ser pensada apenas como defesa ou ataque, e a expansão do conceito de segurança significava intuir que outras esferas da existência social também seriam afetadas ou afetariam questões de segurança. Portanto, as afirmativas I e III estão corretas. A afirmativa II está incorreta, pois a teoria da securitização não defende a necessidade de novas especialidades para desabilitar o oponente, como analisar as fragilidades econômicas dos oponentes. A afirmativa IV também está incorreta, pois a teoria da securitização não defende a militarização da segurança interna dos países. A segurança passa a estar concentrada em políticas de segurança pública ligadas à área militar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais