Buscar

Suponha que um balão esférico esteja cheio de gás. A partir de um determinado instante, o gás começa a escapar do balão à razão de 2 L/min,...

Suponha que um balão esférico esteja cheio de gás. A partir de um determinado instante, o gás começa a escapar do balão à razão de 2 L/min, de modo que o seu raio r passa a ser uma função do tempo.
1. Lembrando que o volume de uma esfera de raio R > 0 é (4/3)πR3, determine a ex- pressão que relaciona r(t) com a taxa de variação do volume e do raio com respeito ao tempo.
2. Usando os dados do problema, calcule a taxa de variação do raio no instante t0 em que r(t0) = 1. O raio está aumentando ou diminuindo?
3. Sabendo que a área de uma esfera de raio R > 0 é 4πR2, mostre que a taxa de variação da área superficial (com respeito ao tempo) do balão é inversamente proporcional ao seu raio.
1. Expressão que relaciona r(t) com a taxa de variação do volume e do raio com respeito ao tempo.
2. Cálculo da taxa de variação do raio no instante t0 em que r(t0) = 1 e se o raio está aumentando ou diminuindo.
3. Demonstração de que a taxa de variação da área superficial do balão é inversamente proporcional ao seu raio.

Essa pergunta também está no material:

taxas relacionadas
3 pág.

Cálculo I Universidade de BrasíliaUniversidade de Brasília

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1. A expressão que relaciona r(t) com a taxa de variação do volume e do raio com respeito ao tempo é dV/dt = 4πr²(dr/dt), onde V é o volume do balão, r é o raio do balão e t é o tempo. 2. No instante t0 em que r(t0) = 1, temos que dV/dt = -2 L/min, pois o gás está escapando do balão. Substituindo na expressão encontrada no item 1, temos: -2 = 4π(1)²(dr/dt) -2 = 4π(dr/dt) dr/dt = -1/(2π) A taxa de variação do raio é negativa, ou seja, o raio está diminuindo. 3. A área superficial do balão é A = 4πr². Derivando em relação ao tempo, temos: dA/dt = 8πr(dr/dt) Substituindo a expressão encontrada no item 1, temos: dA/dt = 8πr(dV/dt)/(4πr²) dA/dt = 2(dV/dt)/r Como dV/dt é constante e negativo, a taxa de variação da área superficial é inversamente proporcional ao raio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais