Buscar

O treinamento esportivo é uma ciência que contribui com o desenvolvimento físico, técnico, tático e psicológico de atletas, sejam eles escolares, a...

O treinamento esportivo é uma ciência que contribui com o desenvolvimento físico, técnico, tático e psicológico de atletas, sejam eles escolares, amadores ou profissionais. Mas, até o atingimento do formato moderno, essa disciplina passou por inúmeras transformações, sempre refletindo os pressupostos culturais, sociais, econômicos e políticos de cada momento histórico.

Sabemos que os primeiros seres humanos na Terra eram nômades e precisavam retirar a alimentação da natureza, portanto, utilizavam do exercício físico como ferramenta para locomoção, proteção, caça e coleta de alimentos. No entanto o desenvolvimento físico desses primeiros seres se dava de forma ocasional, pois não havia nenhum tipo de programação ou sistematização. Isso também ocorreu durante o período da improvisação, no século XV, em que o desenvolvimento físico se dava por meio de práticas aleatórias, sem qualquer tipo de embasamento teórico.

Essa perspectiva começou a ser modificada com o avanço científico e tecnológico, que permitiu a realização de pesquisas direcionadas à compreensão de como o exercício físico levava ao alcance de transformações físicas e ao aumento do desempenho de atletas. Os cinco períodos bem demarcados na história explicam a importância do avanço científico no desenvolvimento do treinamento esportivo.

Aponte quais são esses períodos e faça uma breve descrição de cada um.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os cinco períodos bem demarcados na história do treinamento esportivo são: 1. Período da Antiguidade: Nesse período, o treinamento esportivo era voltado para a preparação física dos guerreiros, com o objetivo de melhorar o desempenho em batalhas. Os gregos foram os primeiros a sistematizar o treinamento esportivo, com a criação dos Jogos Olímpicos. 2. Período da Improvisação: Esse período ocorreu no século XV e caracterizou-se pela falta de embasamento teórico no treinamento esportivo. As práticas eram aleatórias e não havia uma programação ou sistematização. 3. Período da Experimentação: Nesse período, que ocorreu no século XIX, houve um avanço científico e tecnológico que permitiu a realização de pesquisas direcionadas à compreensão de como o exercício físico levava ao alcance de transformações físicas e ao aumento do desempenho de atletas. 4. Período da Ciência Aplicada: Esse período ocorreu no século XX e caracterizou-se pela aplicação dos conhecimentos científicos no treinamento esportivo. Houve uma maior sistematização e planejamento do treinamento, com a utilização de métodos e técnicas específicas. 5. Período da Especialização: Esse período ocorre atualmente e caracteriza-se pela especialização dos profissionais envolvidos no treinamento esportivo. Cada vez mais, há uma busca por conhecimentos específicos em áreas como fisiologia, biomecânica, psicologia e nutrição, visando a otimização do desempenho dos atletas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais