Buscar

Durante muitos anos, o ensino religioso foi pensado por autoridades religiosas ou por professores que ressaltavam os seus credos na construção peda...

Durante muitos anos, o ensino religioso foi pensado por autoridades religiosas ou por professores que ressaltavam os seus credos na construção pedagógica das disciplinas. Muitos profissionais não tinham formação específica para ministrar essas aulas. Com os cursos de ciências da religião, os profissionais e professores passaram a receber uma formação que contempla a pluralidade religiosa.

Qual é a importância das ciências da religião no cenário do ensino religioso no Brasil?


  1. O ensino religioso se torna mais aprofundado, pois as ciências da religião estudam a teologia católica em profundidade.
  2. As ciências da religião normatizam e estruturam as grades curriculares do ensino religioso.
  3. As ciências da religião contribuem para um ensino religioso crítico e emancipatório.
  4. As ciências da religião fortalecem o cristianismo como religião do Estado, justificando-se nos estudos decoloniais.
  5. As ciências da religião aprofundam a historicidade do catolicismo no Brasil.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A importância das ciências da religião no cenário do ensino religioso no Brasil é a contribuição para um ensino religioso crítico e emancipatório, conforme a alternativa 3. As ciências da religião permitem que os profissionais e professores tenham uma formação que contempla a pluralidade religiosa, possibilitando uma abordagem mais ampla e crítica das diferentes religiões e crenças presentes na sociedade brasileira. Isso permite que os estudantes tenham uma formação mais completa e possam desenvolver um pensamento crítico e reflexivo sobre as questões religiosas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais