Buscar

Ao final deste tópico, o aluno será capaz de: § Identificar a forma correta de lançamento do tributo Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (I...

Ao final deste tópico, o aluno será capaz de: § Identificar a forma correta de lançamento do tributo Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) na composição do BDI em relação às diferentes legislações municipais. Um dos tributos incidentes no cálculo do BDI é o ISS. A incidência desse imposto segue legislação municipal, ou seja, varia conforme o município onde será executada a obra. Por essa razão deve-se ter muito cuidado quando do seu lançamento na composição do BDI. Além de ter variação de alíquota conforme o município, ainda pode haver variação da incidência da alíquota. Alguns municípios têm na sua legislação a previsão de incidência da alíquota sobre todo o orçamento (material e mão de obra previstos na planilha orçamentária). Outros, no entanto, fazem incidir tal alíquota somente sobre a mão de obra, isentando sua incidência sobre materiais. Nesses casos, para efeitos de facilitação do cálculo do BDI e para que não se incorra em erro ou descuido no percentual do ISS a ser considerado, o que poderia configurar o enriquecimento da contratada, exigindo eventualmente a revisão de contrato, é feito cálculo de uma alíquota proporcional do ISS, que, considerada somente sobre a mão de obra, pode ser lançada diretamente na planilha do BDI que será aplicado a todos os itens da planilha orçamentária.
Identificar a forma correta de lançamento do tributo Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) na composição do BDI em relação às diferentes legislações municipais.
O ISS é um dos tributos incidentes no cálculo do BDI.
A incidência do ISS segue legislação municipal.
A alíquota do ISS pode variar conforme o município onde será executada a obra.
Alguns municípios isentam a incidência do ISS sobre materiais.
Para facilitar o cálculo do BDI, é feito o cálculo de uma alíquota proporcional do ISS, considerada somente sobre a mão de obra.

Essa pergunta também está no material:

Módulo III   Planilha orçamentária
24 pág.

Fiscalização de Obras Publicas Universidade Federal do Rio Grande do NorteUniversidade Federal do Rio Grande do Norte

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Ao final deste tópico, o aluno será capaz de identificar a forma correta de lançamento do tributo Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) na composição do BDI em relação às diferentes legislações municipais. A incidência do ISS segue legislação municipal e sua alíquota pode variar conforme o município onde será executada a obra. Alguns municípios isentam a incidência do ISS sobre materiais. Para facilitar o cálculo do BDI, é feito o cálculo de uma alíquota proporcional do ISS, considerada somente sobre a mão de obra.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais