Logo Passei Direto
Buscar
A deficiência intelectual corresponde a um grupo heterogêneo de desordens com variadas causas. Ao longo dos anos, a definição de deficiência intelectual e seus critérios de classificação têm mudado, afetando de modo drástico a incidência da deficiência. Atualmente, podemos definir deficiência intelectual como sendo:


A) A deficiência intelectual é uma condição que gera um funcionamento intelectual abaixo da média associado a um comprometimento significativo das capacidades adaptativas.
B) A deficiência intelectual refere-se às limitações funcionais motoras em áreas como habilidades da vida diária, habilidades sociais e comunicação.
C) A deficiência intelectual é a função afetiva acentuadamente abaixo da média que designa a pessoa que tem um escore inferior a 70-75 em um teste de inteligência.
D) A deficiência intelectual é uma condição que afeta apenas a capacidade de aprendizado e não tem relação com as capacidades adaptativas.
E) A deficiência intelectual é uma condição que afeta apenas a capacidade de comunicação e não tem relação com as capacidades adaptativas.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra A) A deficiência intelectual é uma condição que gera um funcionamento intelectual abaixo da média associado a um comprometimento significativo das capacidades adaptativas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O tipo mais comum de displasia esquelética é conhecido como acondroplasia. Os alunos ou atletas acondroplásicos apresentam características muito peculiares e algumas delas devem ser levadas em consideração para a prescrição segura de um programa de exercícios. Assinale a alternativa correta a respeito dessa condição:

Em função do encurtamento do tronco em relação aos membros ocorre uma desproporção corporal que dificulta o controle do equilíbrio.
Pode ocorrer uma limitação na articulação dos cotovelos, impedindo a realização de uma extensão completa dessa articulação durante os exercícios.
E comum apresentarem os membros inferiores curvos com joelhos valgos VARO S
Em alguns casos pode ser observada uma hipertonia muscular generalizada, diminuindo a amplitude dos movimentos.
As atividades de corridas são altamente indicadas para auxiliar na diminuição do sobrepeso, bastante comum entre os acondroplásicos.
A) Apenas a afirmativa I está correta.
B) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
D) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
E) Todas as afirmativas estão corretas.

Um aluno com deficiência visual resolveu iniciar um programa de atividade física para melhorar a sua autonomia e qualidade de vida. Durante a avaliação inicial, o profissional de educação física realizou a anamnese e soube que era um aluno com baixa visão em função da presença de um descolamento de retina. A partir dessa informação, ele sugeriu algumas atividades para esse novo aluno. Qual das alternativas apresenta uma atividade contraindicada para esse caso?


A) Treinos com objetivos de melhorar a condição cardiorrespiratória.
B) Caminhadas em ambientes abertos e seguros.
C) Natação em piscina coberta e aquecida.
D) Aulas de yoga e pilates.
E) Jogos de bola com bola sonora.

Questão 7: Ao analisar o texto, podemos identificar alguns conceitos que ajudam o profissional de educação física a formular um plano de atividades para o autista, mas para isso precisamos conhecer as características da criança autista. Identifique a alternativa que possui uma afirmativa incorreta.

Estudos têm demonstrado que um aumento na atividade física diminui os comportamentos estereotipados em crianças com autismo.
Um estudo conduzido por Yilmaz, Yanardag, Birkan e Bumin (2004) constatou que os comportamentos estereotipados diminuíram após dez semanas de treinamento de natação e hidroterapia.
Em um estudo semelhante, Levinson e Reid (1993) investigaram os efeitos da intensidade do exercício sobre comportamentos estereotipados. O resultado indicou que a atividade vigorosa jogging (de 15 minutos) foi eficaz na redução dos comportamentos estereotipados por até 90 minutos após a sessão de exercício.
Mais recentemente Morrison, Roscoe e Atwell (2011) afirmaram que tem sido mostrado que o exercício antecedente (corrida e outras atividades aeróbias) reduz várias formas de comportamento problemático, incluindo estereotipia, autolesão e agressão.
A) As atividades individuais são mais facilmente inseridas na rotina do aluno
B) A fascinação por água facilita a aceitação das atividades na piscina,
C) As atividades repetitivas propiciam maior segurança e estabilidade ao aluno autista.
D) As estereotipias, a agressão e a autoagressão estão entre os comportamentos inadequados observados nos atividades aeróbias.
E) Como existe uma tendência à obesidade entre as pessoas com autismo, e importante dar preferência às atividades aeróbicas.
A) A afirmativa 1 está incorreta.
B) A afirmativa 2 está incorreta.
C) A afirmativa 3 está incorreta.
D) A afirmativa 4 está incorreta.
E) A afirmativa 5 está incorreta.

Algum aluno apresenta um déficit de coordenação e ritmo. Imediatamente, você pressupõe que este aluno apresenta:


A) Uma surdez congênita que o impediu de realizar atividades físicas desde o início da vida.
B) Uma surdez neurossensorial, que acomete o ouvido médio, onde se localiza o aparelho vestibular.
C) Surdez condutiva, causada por uma lesão no ouvido externo ou médio que causa um distúrbio na capacidade de condução e amplificação do estímulo sonoro.
C) Surdez sensorioneural, que pode dificultar o equilíbrio por acometer estruturas do ouvido interno.
D) Surdez sensorioneural, que pode dificultar o equilíbrio por acometer estruturas do ouvido interno.
E) Surdez central, pois afeta o cerebelo, responsável pelo controle do equilíbrio.

Mais conteúdos dessa disciplina