Buscar

Como vimos na segunda unidade da apostila, os componentes da demanda são: consumo (C), investimento (I), gastos do Governo (G) e exportações líquid...

Como vimos na segunda unidade da apostila, os componentes da demanda são: consumo (C), investimento (I), gastos do Governo (G) e exportações líquidas (X – M) (exportações menos importações). Nesse modelo, existem recursos desempregados suficientes para que as empresas possam produzir e ofertar qualquer quantidade de produto sem que haja pressão sobre seus custos unitários, ou seja, qualquer nível de demanda pode ser atendido a um nível de preços constante. Desse modo, a oferta agregada é infinitamente elástica em relação aos preços (horizontal), isso faz com que a demanda agregada é que seja a determinante do nível de produto/renda da economia.

FERREIRA, George Lucas Máximo; TOMÉ, Luiz Henrique Paloschi. Princípios de Macroeconomia. Maringá: UniFatecie, 2021.

No modelo keynesiano simplificado de determinação da renda de equilíbrio a demanda agregada é negativamente inclinada pois:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No modelo keynesiano simplificado de determinação da renda de equilíbrio, a demanda agregada é negativamente inclinada porque, quando os preços aumentam, o poder de compra das pessoas diminui, o que leva a uma redução no consumo e, consequentemente, na demanda agregada. Por outro lado, quando os preços caem, o poder de compra das pessoas aumenta, o que leva a um aumento no consumo e, consequentemente, na demanda agregada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais