Buscar

2. Disserte brevemente sobre o surgimento da Sociologia da Infância no Brasil. (3,5) A entrada da criança no campo sociológico no Brasil foi a par...

2. Disserte brevemente sobre o surgimento da Sociologia da Infância no Brasil. (3,5)

A entrada da criança no campo sociológico no Brasil foi a partir da obra Florestan Fernandes (1979) publicada em 1949 por meio do texto as 'Trocinhas do Bom Retiro'.
Floresta não foi a primeira obra sobre crianças no campo social, pois havia a obra de Virgínia Leone bicudo (1945), porém sua pesquisa não ganhou a mesma visibilidade.
O folclore é um dos temas mais pesquisados em sua obra, era considerado uma subcultura, porém floresta deu seu corpo aos estudos sobre o folclore e localizou nele a produção sobre as culturas infantis.

Essa pergunta também está no material:

AD2 EDUCAÇÃO INFANTIL-2022 2
2 pág.

Educação Infantil II Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Sociologia da Infância no Brasil surgiu a partir da obra de Florestan Fernandes, "Trocinhas do Bom Retiro", publicada em 1949. Embora não tenha sido a primeira obra sobre crianças no campo social, a pesquisa de Fernandes ganhou grande visibilidade. Em sua obra, o folclore foi um dos temas mais pesquisados e considerado uma subcultura. No entanto, Fernandes deu grande importância aos estudos sobre o folclore e localizou nele a produção sobre as culturas infantis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais