Buscar

O caput do art. 38, da Lei nº 9.9099/95, que instituiu os juizados especiais cíveis e criminais, tem a seguinte redação: “Art. 38. A sentença menci...

O caput do art. 38, da Lei nº 9.9099/95, que instituiu os juizados especiais cíveis e criminais, tem a seguinte redação: “Art. 38. A sentença mencionará os elementos de convicção do Juiz, com breve resumo dos fatos relevantes ocorridos em audiência, dispensado o relatório”. Tal dispositivo:

O caput do art. 38, da Lei nº 9.9099/95, que instituiu os juizados especiais cíveis e criminais, tem a seguinte redação: “Art. 38. A sentença mencionará os elementos de convicção do Juiz, com breve resumo dos fatos relevantes ocorridos em audiência, dispensado o relatório”.
a. Fere o princípio da motivação e trata-se de uma norma inconstitucional, pois apenas a Constituição Federal poderia tratar dessa matéria, já que está dispensando uma parte da sentença ligada a uma garantia constitucional.
b. Não fere o princípio da motivação, pois a dispensa do relatório é uma forma de simplificar o procedimento nos juizados especiais.
c. Fere o princípio da motivação, mas não se trata de uma norma inconstitucional, pois a Constituição Federal permite que leis infraconstitucionais tratem de procedimentos específicos.
d. Não fere o princípio da motivação, pois o resumo dos fatos relevantes ocorridos em audiência é suficiente para fundamentar a decisão do juiz.
e. Não fere o princípio da motivação, pois a dispensa do relatório é uma forma de agilizar o julgamento nos juizados especiais.

Essa pergunta também está no material:

V1
8 pág.

Direito Civil I Centro Universitário do TriânguloCentro Universitário do Triângulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "Não fere o princípio da motivação, pois a dispensa do relatório é uma forma de simplificar o procedimento nos juizados especiais." O artigo 38 da Lei nº 9.099/95 estabelece que a sentença deve mencionar os elementos de convicção do juiz, com breve resumo dos fatos relevantes ocorridos em audiência, dispensado o relatório. Essa dispensa do relatório não fere o princípio da motivação, pois o resumo dos fatos relevantes é suficiente para fundamentar a decisão do juiz e simplificar o procedimento nos juizados especiais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais