Em relação às dimensões que norteiam o projeto ético-político (PEP) do Serviço Social, é correto afirmar que:
A.
servem para nortear a profissão e não podem ser mudadas. Elas foram elaboradas em meio à ditadura militar nos Seminários de Araxá, Teresópolis e Sumaré.
B.
possibilitam aos assistentes sociais olhar com criticidade para a realidade brasileira, tendo um referêncial teórico como base.
C.
possibilitam aos assistentes sociais estar repensando cotidianamente sua intervenção profissional. Esses eixos são os alicerces da profissão para o direcionamento dela. Por ser um projeto, é algo que está em processo, que pode ser revisto a qualquer momento pela categoria profissional. As dimensões que foram construídas para o projeto ético-político da profissão contribuem para que o assistente social realize a leitura da realidade necessária para intervir nas expressões da questão social.
D.
norteiam a profissão em suas ações profissionais. Trata-se da base de sustentação da profissão, por se tratar de um documento hegemônico na categoria profissional. Dele, surgiram outros documentos, como o Código de Ética da Profissão e a Lei de Regulamentação da Profissão.
E.
foram construídas para o projeto ético-político da profissão e não contribuem para que o assistente social realize a leitura da realidade necessária para intervir nas expressões da questão social.
Ed
há 6 meses
Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta em relação ao projeto ético-político (PEP) do Serviço Social: A. servem para nortear a profissão e não podem ser mudadas. Elas foram elaboradas em meio à ditadura militar nos Seminários de Araxá, Teresópolis e Sumaré. - Essa afirmação é incorreta, pois o PEP é um projeto que pode ser revisto e adaptado conforme as necessidades da profissão e da sociedade. B. possibilitam aos assistentes sociais olhar com criticidade para a realidade brasileira, tendo um referencial teórico como base. - Essa afirmação é verdadeira, mas não abrange completamente a ideia de que o PEP é um projeto em constante construção. C. possibilitam aos assistentes sociais estar repensando cotidianamente sua intervenção profissional. Esses eixos são os alicerces da profissão para o direcionamento dela. Por ser um projeto, é algo que está em processo, que pode ser revisto a qualquer momento pela categoria profissional. As dimensões que foram construídas para o projeto ético-político da profissão contribuem para que o assistente social realize a leitura da realidade necessária para intervir nas expressões da questão social. - Esta alternativa é a mais completa e correta, pois aborda a natureza dinâmica do PEP e sua importância na prática profissional. D. norteiam a profissão em suas ações profissionais. Trata-se da base de sustentação da profissão, por se tratar de um documento hegemônico na categoria profissional. Dele, surgiram outros documentos, como o Código de Ética da Profissão e a Lei de Regulamentação da Profissão. - Embora essa afirmação tenha elementos verdadeiros, não enfatiza a natureza revisável e crítica do PEP. E. foram construídas para o projeto ético-político da profissão e não contribuem para que o assistente social realize a leitura da realidade necessária para intervir nas expressões da questão social. - Essa afirmação é claramente incorreta, pois o PEP é fundamental para a intervenção do assistente social. Portanto, a alternativa correta é: C.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
há 2 anos
A alternativa correta é a letra C: "possibilitam aos assistentes sociais estar repensando cotidianamente sua intervenção profissional. Esses eixos são os alicerces da profissão para o direcionamento dela. Por ser um projeto, é algo que está em processo, que pode ser revisto a qualquer momento pela categoria profissional. As dimensões que foram construídas para o projeto ético-político da profissão contribuem para que o assistente social realize a leitura da realidade necessária para intervir nas expressões da questão social." As dimensões do PEP do Serviço Social são dinâmicas e podem ser revistas pela categoria profissional, servindo como base para a intervenção profissional e para a leitura da realidade social.