Logo Passei Direto
Buscar

Leia atentamente o texto base:

 

"O conservadorismo, como salienta Barroco (2003), não pode ser desvinculado de suas bases objetivas porque não se restringe à profissão e porque “sua superação, no âmbito profissional, é sempre relativa às possibilidades do momento histórico” e, ainda, porque depende “de circunstâncias históricas favoráveis para restringir ou ampliar, ou se reatualizar sob novas formas” (BARROCO apud DE SOUZA GUEDES, 2016, p. 31).

O conservadorismo inspirou a prática profissional de um periodo historico. Imagine que você Assistente social está planejando ações práticas dentro da empresa privada em que atua.

Levando em consideração o tempo histórico compreendido na década de 1960, contexto da perspectiva da Modernização Conservadora e a interferência do conservadorismo, a atitude prática profissional do(a) Assistente Social condizente com este cenário seria

Alternativas:

  • a)
  • realizar projetos sociais que promovessem a comunidade do entorno da fábrica.
  • b)
  • incentivar as pautas de reinvindicação dos funcionários visando melhorias nas condições de trabalho.
  • c)
  • trabalhar para a manutenção da ordem social resolvendo os problemas de desajustes individuais.
  • d)
  • realizar rodas de conversa com os funcionários para mobilizá-los e orientá-los quanto a garantia de seus direitos.
  • e)
  • propor ações educativas que divulgassem o projeto etico politico profissional do serviço social.


User badge image
Sandro Sanches

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

Para responder à pergunta, precisamos considerar o contexto histórico da década de 1960 e a perspectiva da Modernização Conservadora, que estava marcada por uma ênfase na manutenção da ordem social e na adaptação das práticas profissionais às necessidades do momento. Analisando as alternativas: a) Realizar projetos sociais que promovessem a comunidade do entorno da fábrica - Essa opção sugere uma abordagem mais voltada para a comunidade, que pode não estar alinhada com a perspectiva conservadora da época. b) Incentivar as pautas de reivindicação dos funcionários visando melhorias nas condições de trabalho - Essa alternativa sugere uma postura mais progressista e de luta por direitos, que não se alinha com o conservadorismo. c) Trabalhar para a manutenção da ordem social resolvendo os problemas de desajustes individuais - Esta opção está em consonância com a perspectiva conservadora, que busca manter a ordem social e tratar problemas individuais sem questionar a estrutura social. d) Realizar rodas de conversa com os funcionários para mobilizá-los e orientá-los quanto à garantia de seus direitos - Essa alternativa sugere uma mobilização e conscientização, o que não se alinha com a perspectiva conservadora. e) Propor ações educativas que divulgassem o projeto ético-político profissional do serviço social - Embora essa opção tenha um caráter educativo, não se alinha diretamente com a manutenção da ordem social. Diante dessa análise, a alternativa que melhor condiz com a atitude prática profissional do(a) Assistente Social no contexto da Modernização Conservadora é: c) trabalhar para a manutenção da ordem social resolvendo os problemas de desajustes individuais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina