Buscar

Imagine que você aceitou um convite para ministrar uma aula por meio de videoconferência. A aula terá a duração de 50 minutos e seus alunos estão d...

Imagine que você aceitou um convite para ministrar uma aula por meio de videoconferência. A aula terá a duração de 50 minutos e seus alunos estão distribuídos em cinco salas de aula remotas, com até 50 alunos em cada uma. O tema é altamente polêmico e, em aulas presenciais, costuma suscitar acalorados debates e a polarização em duas posições antagônicas.
Você notou que muitas opiniões expressas em aulas presenciais são mal embasadas, ficando no “eu acho que”, sem muita base conceitual.
Como você planejaria sua aula por videoconferência, de modo a permitir e incentivar o debate, sem deixar de lado a necessária fundamentação teórica? Considere o número de polos de recepção e de alunos, em relação ao tempo disponível para a aula. Outro dado a levar em conta: entre os alunos está um bom número de profissionais experientes e extremamente críticos.


Essa pergunta também está no material:

Aula 5 - EAD e mídias audiovisuais
12 pág.

Cenários e Modalidades Ead

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para planejar uma aula por videoconferência com o objetivo de permitir e incentivar o debate, sem deixar de lado a necessária fundamentação teórica, sugiro as seguintes estratégias: 1. Preparação prévia: Antes da aula, envie aos alunos materiais de leitura e vídeos que abordem o tema da aula. Isso permitirá que os alunos cheguem à aula com uma base conceitual e possam se concentrar no debate. 2. Divisão dos alunos em grupos: Divida os alunos em grupos menores, de até 10 pessoas, para que possam discutir o tema entre si antes do debate geral. Isso permitirá que os alunos se sintam mais confortáveis para expressar suas opiniões e ideias. 3. Debate moderado: Durante o debate geral, modere a discussão para garantir que todos tenham a oportunidade de falar e que as opiniões sejam respeitadas. Incentive os alunos a fundamentar suas opiniões com base em conceitos teóricos e a apresentar exemplos concretos para ilustrar seus argumentos. 4. Utilização de ferramentas de interação: Utilize ferramentas de interação, como enquetes e perguntas e respostas, para envolver os alunos e permitir que eles expressem suas opiniões de forma anônima, se desejarem. 5. Encerramento: Ao final da aula, faça um resumo dos principais pontos discutidos e das conclusões alcançadas. Incentive os alunos a continuar a discussão em fóruns online ou grupos de discussão. Lembre-se de que, ao ministrar uma aula por videoconferência, é importante adaptar as estratégias de ensino para o ambiente virtual e garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e aprender.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais