Buscar

O lúpus eritrematoso discóide LED (cutâneo) é uma das doenças imunomediadas mais comuns em cães e envolve predonimantemente o plano nasal, face e o...

O lúpus eritrematoso discóide LED (cutâneo) é uma das doenças imunomediadas mais comuns em cães e envolve predonimantemente o plano nasal, face e orelhas, sendo as mucosas menos acometidas. Caracteriza-se primariamente por despigmentação e erosão/ ulceração do plano nasal. Sobre seu diagnóstico é incorreto afirmar:

Algumas doenças infecciosas como leishmaniose e esporotricose podem também compor o diagnóstico diferencial de LED.

É necessário realizar o diagnóstico diferencial de carcinoma escamocelular que pode acometer também o plano nasal de cães.

A biópsia de pele é o método de diagnóstico de escolha e deve ser realizada em lesões ulceradas onde encontraremos dermatite liquenoide e apoptose com graus variados de mucina dérmica.

É comum encontrar alta concentração de globulina beta e gama à eletroforese sérica.

 Pode-se encontrar no exame laboratorial complementar proteinúria decorrente da glomerulonefrite, anemia hemolítica e leucopenia.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sobre o diagnóstico do lúpus eritematoso discóide (LED) em cães, a alternativa incorreta é: - É comum encontrar alta concentração de globulina beta e gama à eletroforese sérica. Embora o LED possa causar alterações na eletroforese sérica, não é comum encontrar alta concentração de globulina beta e gama. As outras alternativas estão corretas e são importantes para o diagnóstico diferencial e confirmação do LED em cães.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais