Buscar

Pedro ajuizou ação trabalhista sem estar patrocinado por advogado. A reclamada, em sua defesa, pleiteou o indeferimento da inicial trabalhista, haj...

Pedro ajuizou ação trabalhista sem estar patrocinado por advogado. A reclamada, em sua defesa, pleiteou o indeferimento da inicial trabalhista, haja vista que há a obrigatoriedade de patrocínio pelo reclamante de advogado, em conformidade com o amplo direito de defesa e do contraditório prelecionado no artigo 5, LV da Constituição Federal do Brasil. Está correto o entendimento da reclamada?

Não, considerando que na justiça do trabalho vigora o “Jus Postuland”, ou seja, as partes, reclamante e reclamada, não necessitam de advogado para postular seus direitos.

Essa pergunta também está no material:

ASG Trabalhista
5 pág.

Prática Jurídica Trabalhista Universidade de FrancaUniversidade de Franca

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, o entendimento da reclamada está correto. De acordo com o artigo 791 da CLT, o reclamante tem a obrigação de estar representado por advogado em ações trabalhistas. No entanto, é importante ressaltar que, em algumas situações específicas, como em causas de valor inferior a 20 salários mínimos, é possível que o trabalhador atue sem a necessidade de um advogado, conforme previsto na Lei 9.099/95.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais