Buscar

Questões de Prática J Trabalhista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA ASG (A2) 2023 – PRÁTICA JURÍDICA TRABALHISTA – CICLO 1 
1. (4792) Olanda foi contratada pela empresa Mantra Ltda para exercer a função de ajudante geral na unidade de Maceió, Alagoas, Após dois anos de contrato, a empregada foi dispensada, sem justa causa, e na oportunidade entregou sua CTPS (Carteira de Trabalho) à empresa para anotação do documento, que ainda se encontra custodiada no setor de recursos humanos. Mas a consignatária deixou de comparecer na homologação da rescisão. Ademais, foi localizado no armário utilizado pela consignatária um aparelho de telefone celular de sua propriedade. Como advogado da Empresa, apresente a medida judicial cabível para a defesa dos seus interesses.
a) Ação de consignação em pagamento.
b) Ação anulatória.
c) Mandado de segurança.
d) Inquérito para apuração de falta grave.
e) Ação trabalhista comum.
2. (4792) Prolatada a sentença em uma reclamação trabalhista, o autor opõe embargos de declaração e afirma que existe erro material no julgado, pois o número do processo encontra-se equivocado, assim como o nome das partes. Diante da situação retratada e dos termos da CLT, assinale a afirmativa correta.
a) O juiz não precisará dar vista dos embargos à parte contrária, diante da natureza do erro.
b) A lei é omissa a respeito, dai porque o juiz usará da equidade para ver se é o caso de conferir vista à parte adversa.
c) Independentemente do recurso e seu efeito perante o julgado, é direito da parte contrária se manifestar sobre os embargos em 10 dias.
d) Após a oposição dos embargos de declaração, a parte contrária deve, obrigatoriamente, ser intimada para apresentação, se desejar, de impugnação aos embargos opostos, tudo em conformidade com a CLT.
e) Havendo, no caso em exame, possibilidade de efeito modificativo do julgado, a parte contrária poderá se manifestar em 15 dias.
3. (4792) Na fase de execução trabalhista, o juiz de primeiro grau de jurisdição homologou os cálculos ofertados pela reclamante, apesar da impugnação ofertada pela reclamada. Dessa decisão e após garantir o juízo com um bem, a reclamada ofertou embargos à execução e o juiz manteve a decisão de homologação dos cálculos apresentados pela reclamante. Como advogado da reclamada, assinale a alternativa correta quanto ao recurso cabível dessa decisão.
a) Agravo de instrumento.
b) Embargos de declaração.
c) Agravo de petição.
d) Recuso de revista.
e) Embargos ao TRT.
4. Pedro foi contratado como empregado pela empresa “EXPTO”, localizada na cidade de Barueri, Estado de São Paulo, para exercer a função de vendedor de seus produtos na cidade de Manaus, local onde reside. Após 4 anos de labor, Pedro foi dispensado sem justa causa e propôs ação trabalhista na Vara do Trabalho de Manaus, haja vista que a competência para analisar referida ação seria da Vara do Trabalho de Barueri, local da celebração do contrato de trabalho e sede da empresa. Em conformidade com o exposto, está correta a fundamentação quanto à localidade da competência da Justiça do Trabalho?
a) Sim, considerando que na falta de estipulação na legislação trabalhista, é a empresa que escolhe qual vara do trabalho será competente para analisar a ação trabalhista proposta contra ela.
b) B Não, considerando que a legislação trabalhista aduz que a competência da Justiça do Trabalho para analisar ação trabalhista proposta pelo empregado é determinada pela localidade onde o empregado prestar serviços ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro e que em se tratando de empregador que promova realização de atividades fora do lugar do contrato de trabalho, é assegurado ao empregado apresentar reclamação no foro da celebração do contrato ou no da prestação dos respectivos serviços. 
c) Não, considerando que a legislação trabalhista aduz que o Reclamante pode propor ação trabalhista em qualquer lugar ou cidade que desejar, independente do local da prestação de serviços ou local da sua contratação.
d) Sim, considerando que, como a empregada foi contratada para prestar serviços foral do local de contrato de trabalho, a ação deve ser proposta na sede da localidade da empresa.
e) Sim, considerando que a legislação trabalhista aduz que a competência para propositura de ação trabalhista pelo reclamante sempre será o local da celebração do contrato de trabalho.
5. Em reclamação trabalhista ajuizada por Rosana, o juiz de primeiro grau de jurisdição julgou improcedente os pedidos formulados. A reclamante, inconformada com a sentença, interpôs recurso para o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) que manteve a sentença de primeiro grau de jurisdição e improcedência dos pleitos da exordial. A reclamante, inconformada com o acórdão do TRT, ajuizou recurso para o TST (Tribunal Superior do Trabalho). OTRT, na verificação dos pressupostos de admissibilidade do recurso interposto pela reclamante, denegou seu seguimento, alegando que o recurso não satisfez as exigências da CLT para que o seu recurso fosse apreciado pelo TST. Como advogado da reclamante, responda qual peça processual e prazo a reclamada deve utilizar para destrancar esse recurso cujo seguimento foi denegado pelo TRT?
a) Recurso ordinário, no prazo de 8 dias a partir da notificação da denegação de seguimento do recurso interposto.
b) Agravo de instrumentos, no prazo de 8 dias a partir da notificação da denegação de seguimento do recurso interposto. 
c) Agravo de instrumento, no prazo de 5 dias a partir da notificação da denegação de seguimento do recurso interposto.
d) Embargos ao TST, no prazo de 8 dias a partir da notificação da denegação de seguimento do recurso interposto.
e) Agravo de petição, no prazo de 8 dias a partir da notificação da denegação de seguimento do recurso interposto.
6. Natanael ajuizou reclamação trabalhista contra a empresa Casa S.A., pleiteando vários consectários legais não pagos durante a vigência do contrato de trabalho. A empresa foi notificada a comparecer à audiência agendada onde poderia apresentar defesa. Na audiência, o juiz perguntou se havia acordo e como não houve, o juiz solicitou à reclamada, por meio de seu advogado, para apresentar defesa (contestação). O advogado da Reclamada informou que não havia preparado defesa e solicitou sua apresentação de forma verbal. O juiz negou o pedido, alegando que a defesa, na justiça do trabalho, deve ser apresentada na forma expressa escrita. Está correto o entendimento do Juiz?
a) Sim, pois na justiça do trabalho a defesa deve ser apresentado na forma expressa escrita.
b) Sim, pois a apresentação de defesa na forma verbal pode ocasionar o atraso na audiência e prejudicar as outras audiências posteriores agendadas.
c) Não, pois a legislação trabalhista aceita a apresentação na forma verbal, em audiência, no prazo de 30 minutos.
d) Sim, pois o sistema judiciário brasileiro não aceita a apresentação de defesa na forma verbal.
e) Não, pois a legislação trabalhista aceita a apresentação de defesa na forma verbal, em audiência, no prazo de 20 minutos.
7. Pedro ajuizou reclamação trabalhista contra a empresa XZAS Ltda. Na fase de execução da ação trabalhista, o juiz determinou que o autor apresentasse os cálculos de liquidação, com posterior homologação do Juiz, após referidas contas serem atestadas como corretas pela vara do trabalho, sem conceder prazo para a impugnação dos cálculos pela Reclamada e determinou a citação do executado para pagamento em 48 horas, sob pena de execução. Considerando a legislação em vigor, assinale a afirmativa correta.
a) Uma vez que o juiz do trabalho tem amplo poder de direção e controle do processo, sua decisão está amparada na norma cogente.
b) O juiz tem a faculdade de abrir vista ao executado por 10 dias, mas não obrigação de fazê-lo.
c) Na Justiça do Trabalho, a Reclamada somente poderá ter vista dos cálculos após a interposição de recurso.
d) Equivocou-se o magistrado, porque deveria obrigatoriamente conferir vista dos cálculos ao executado.
e) Agiu corretamente o juiz, porque as contas atestadas pela Vara do Trabalho como corretas.
8. Prolatadaa sentença em uma reclamação trabalhista, o autor opõe embargos de declaração e afirma que existe erro material no julgado, pois o número encontra-se equivocado, assim como o nome das partes. Diante da situação retratada e dos termos da CLT, assinale a afirmativa correta.
a) Havendo, no caso em exame, possibilidade de efeito modificativo do julgado, a parte contrária poderá se manifestar em 15 dias.
b) Após a oposição de embargos de declaração, a parte contrária deve, obrigatoriamente, ser intimada peara apresentação, se desejar, de impugnação aos embargos opostos, tudo em conformidade com a CLT.
c) O juiz não precisará dar vista dos embargos à parte contrária, diante da natureza do erro.
d) Independentemente do recurso e seu efeito perante o julgado, é direito da parte contrária se manifestar sobre embargos em 10 dias.
e) A lei é omissa a respeito, daí porque o juiz usará da equidade para ver se é o caso de conferir vista à parte adversa.
9. O Reclamante, na petição inicial da ação trabalhista, pleiteou alguns consectários legais não recebidos durante o contrato de trabalho, como férias, 13º salário e adicional noturno. Na contestação à ação trabalhista, a Reclamada negou a falta de pagamento dos consectários legais aduzidos pelo reclamante. O Juiz de primeiro grau de jurisdição, em sua sentença, julgou improcedente a ação, fundamentando que o reclamante não comprovou suas alegações asseveradas na exordial. Como advogado do Reclamante, qual a peça processual seria cabível, para pleitear a reforma do julgado?
a) Embargos de declaração, no prazo de 5 dias contados a partir da notificação da sentença.
b) Agravo de instrumento, no prazo de 5 dias contados a partir da notificação da sentença.
c) Recurso ordinário, no prazo de 8 dias contados a partir da notificação da sentença.
d) Recurso ordinário, no prazo de 5 dias contados a partir da notificação da sentença.
e) Recurso de Revista, no prazo de 8 dias contados a partir da notificação da sentença.
10. Em uma reclamação trabalhista, o autor afirmou ter sido vítima de discriminação estética, pois fora dispensado pelo ex-empregador por não ter raspado o próprio bigode, conforme comando de seu gestor. Requereu, na petição inicial, tutela de urgência para ser imediatamente reintegrado em razão de prática discriminatória. O juiz não convencido da tese de discriminação, indeferiu a tutela de urgência e determinou a designação de audiência, com a respectiva citação. Como advogado (a) do autor, assinale a opção que contém, de acordo com a Lei e o entendimento consolidada do TST, a medida judicial a ser manejada para reverter a situação e conseguir a tutela de urgência desejada.
a) Recurso de revista.
b) Embargos à execução.
c) Mandado de segurança.
d) Agravo de instrumento.
e) Recurso ordinário.

Outros materiais