Buscar

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – passa a responder e tomar decisões também por ações relacionadas à educação especial, por i...

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – passa a responder e tomar decisões também por ações relacionadas à educação especial, por isso é um campo muito discutido nas ações de políticas públicas brasileiras, com a finalidade de garantir a inclusão literal a todos que dela necessitem.Neste sentido, analise as sentenças a seguir:


I- A educação especial deve ser ofertada preferencialmente no ensino regular, para atender ao aluno que tiver necessidades educacionais especiais.


II- Deve haver, quando for o caso, atendimento educacional especializado, no ensino regular, para atender às demandas existentes para a educação especial.


III- O atendimento educacional especializado poderá ser ofertado em escolas ou serviços especializados, universidades e escolas profissionalizantes sempre que, em função das condições específicas do aluno, não seja possível a sua inclusão total no ensino regular.


IV- A oferta de educação especial dever constitucional do estado, tem início na faixa etária de quatro a seis anos, durante a Educação Infantil.


Assinale a alternativa CORRETA:

A) As sentenças I, II e III estão corretas.


B) As sentenças II e IV estão corretas.


C) As sentenças I e IV estão corretas.


D) As sentenças III e IV estão corretas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) As sentenças I, II e III estão corretas. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece que a educação especial deve ser ofertada preferencialmente no ensino regular, para atender ao aluno que tiver necessidades educacionais especiais (sentença I). Além disso, quando for o caso, deve haver atendimento educacional especializado, no ensino regular, para atender às demandas existentes para a educação especial (sentença II). O atendimento educacional especializado poderá ser ofertado em escolas ou serviços especializados, universidades e escolas profissionalizantes sempre que, em função das condições específicas do aluno, não seja possível a sua inclusão total no ensino regular (sentença III). A oferta de educação especial é uma obrigação constitucional do Estado, mas não tem início na faixa etária de quatro a seis anos, durante a Educação Infantil (sentença IV).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais