Buscar

A manutenção do equilíbrio corporal é influenciada pela integração das informações sensoriais provenientes dos sistemas vestibular, visual e somato...

A manutenção do equilíbrio corporal é influenciada pela integração das informações sensoriais provenientes dos sistemas vestibular, visual e somatossensorial. Qualquer conflito entre estas informações pode ocasionar alterações no equilíbrio corporal. MACEDO, C.; GAZZOLA, J. M.; RICCI, N. A.; DONA, F.; GANANÇA, F. F. Influence of sensory information on static balance in older patients with vestibular disorder. Brasilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 81, n. 1, p. 50-57, 2015.

Dessa maneira, vale ressaltar que aprendemos que são cinco os sentidos primordiais: sistema visual, auditivo, gustativo, olfativo e tátil. Entretanto, contamos com outros sentidos que são extremamente importantes e que precisam ser lembrados, tais como o sistema proprioceptivo (responsável pela consciência de nossa posição corporal) e sistema vestibular (responsável pelos ajustes de postura e equilíbrio). A partir do texto apresentado e com base nas aulas ministradas pelo professor da disciplina, o organismo reorganiza as entradas sensoriais a partir de três sistemas fundamentais para a organização de respostas adaptativas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto apresentado e com base nas aulas ministradas pelo professor da disciplina, o organismo reorganiza as entradas sensoriais a partir de três sistemas fundamentais para a organização de respostas adaptativas, que são: sistema vestibular, visual e somatossensorial. A integração dessas informações sensoriais é fundamental para a manutenção do equilíbrio corporal, e qualquer conflito entre elas pode ocasionar alterações no equilíbrio. Além dos cinco sentidos primordiais (sistema visual, auditivo, gustativo, olfativo e tátil), o sistema proprioceptivo e o sistema vestibular também são extremamente importantes e precisam ser lembrados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais