Buscar

A rescisão indireta é uma forma de término do contrato de trabalho por iniciativa do empregado devido a atos graves cometidos pelo empregador, que ...

A rescisão indireta é uma forma de término do contrato de trabalho por iniciativa do empregado devido a atos graves cometidos pelo empregador, que configurem descumprimento das obrigações contratuais ou situações que tornem impossível a continuidade da relação de emprego.


Diante do contexto apresentado, analise o caso hipotético a seguir:

 

Paulo Gustavo, egresso do curso de Secretariado da UniCesumar, iniciou a trabalhar em uma empresa logo após finalizar a graduação. Entretanto, após alguns meses trabalhando, constatou diversas faltas graves cometidas pelo seu empregador, como: atraso reiterado no pagamento dos salários, falta de pagamento de verbas trabalhistas, assédio moral, agressões físicas, exposição a riscos graves à saúde e segurança, entre outras situações.

Assim, ciente de seus direitos, procurou um advogado para ingressar com uma ação para efetivar o desfazimento da relação de emprego com a empresa descumpridora da legislação.


Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:

 

I. Com o pedido de rescisão indireta, Paulo Gustavo terá direito às verbas rescisórias equivalentes às da dispensa sem justa causa.

II. Para que a rescisão indireta seja válida, é necessário que o empregado comprove a falta grave cometida pelo empregador.

III. Diante do pedido de rescisão indireta realizado por Paulo Gustavo, este não fará jus a qualquer verba rescisória.

IV. No caso da rescisão indireta operam-se os mesmos efeitos do pedido de demissão por parte do empregado.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas


Alternativa 1:


I e II, apenas.


Alternativa 2:


I e III, apenas.


Alternativa 3:


II e III, apenas.


Alternativa 4:


II e IV, apenas.


Alternativa 5:


III e IV, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a alternativa 1: I e II, apenas. Justificativa: I. Com o pedido de rescisão indireta, Paulo Gustavo terá direito às verbas rescisórias equivalentes às da dispensa sem justa causa. (Correta) II. Para que a rescisão indireta seja válida, é necessário que o empregado comprove a falta grave cometida pelo empregador. (Correta) III. Diante do pedido de rescisão indireta realizado por Paulo Gustavo, este não fará jus a qualquer verba rescisória. (Incorreta) IV. No caso da rescisão indireta operam-se os mesmos efeitos do pedido de demissão por parte do empregado. (Incorreta)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais