Buscar

A partir do excerto anterior e dos conteúdos do livro-base Química Orgânica sobre o grupo funcional ácido carboxílico, assinale a alternativa corr...


A partir do excerto anterior e dos conteúdos do livro-base Química Orgânica sobre o grupo funcional ácido carboxílico, assinale a alternativa correta:

AComparados a outros compostos orgânicos, os ácidos carboxílicos são os menos ácidos, o que significa um pKa entre 2 e 5.

BOs ácidos carboxílicos são precursores de uma série de outros compostos orgânicos derivados, a exemplo de haletos de acila, éteres, lactonas, amidas e anidridos.

COs pontos de fusão e de ebulição dos ácidos carboxílicos são mais altos do que os dos hidrocarbonetos e dos compostos orgânicos oxigenados de tamanhos e formas comparáveis.

DNos ácidos carboxílicos, a hibridização é sp para o carbono da ligação dupla (C=O), mesma hibridização de aldeídos e cetonas.

EA solubilidade em água dos ácidos carboxílicos é maior que à dos álcoois, isso ocorre devido as interações intermoleculares entre as moléculas de ácido carboxílico e da água.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "Os ácidos carboxílicos são precursores de uma série de outros compostos orgânicos derivados, a exemplo de haletos de acila, éteres, lactonas, amidas e anidridos." Isso ocorre porque os ácidos carboxílicos podem reagir com outros compostos para formar esses derivados, como por exemplo, a reação com cloretos de ácido para formar haletos de acila.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais