Buscar

Conceitue e diferencie os seguintes termos: Calibração e Rastreabilidade, exemplifique como funciona cada uma em um processo de metrologia.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Calibração é o processo de ajuste de um instrumento de medição para que ele possa fornecer resultados precisos e confiáveis. A calibração é realizada comparando-se as leituras do instrumento com as de um padrão de referência, que é um instrumento de medição com alta precisão e exatidão. Já a rastreabilidade é a capacidade de um resultado de medição ser relacionado a padrões nacionais ou internacionais por meio de uma cadeia ininterrupta de comparações. A rastreabilidade é importante para garantir a confiabilidade dos resultados de medição e é obtida por meio da calibração dos instrumentos de medição. Por exemplo, em um processo de metrologia, um instrumento de medição é calibrado comparando-se suas leituras com as de um padrão de referência. A rastreabilidade é obtida quando o padrão de referência é rastreável a um padrão nacional ou internacional reconhecido. Dessa forma, é possível garantir que as medições realizadas com o instrumento calibrado sejam confiáveis e precisas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais