Buscar

Entre as várias temáticas selecionadas para compor essa seção do volume, todas relativas aos mecanismos de funcionamento do corpo humano, considera...

Entre as várias temáticas selecionadas para compor essa seção do volume, todas relativas aos mecanismos de funcionamento do corpo humano, consideramos especial a que procura desvendar os mecanismos de funcionamento do cérebro humano. Por isso, fizemos questão de incluir nessa seção textos relativos às neurociências. Nas últimas décadas, o esforço de pesquisa empreendido por equipes de neurocientistas em todo o mundo tem gerado grandes avanços, sobretudo no que diz respeito a uma melhor compreensão dos mecanismos cerebrais. Parte desses novos conhecimentos das neurociências tem também se refletido diretamente na qualidade de vida das pessoas, com o desenvolvimento, por exemplo, de novos medicamentos para tratamento de distúrbios neurológicos, como a depressão e a ansiedade. Além disso, ao demonstrar como mecanismos cerebrais interferem diretamente nos demais mecanismos de controle e funcionamento do corpo, como por exemplo, nas estratégias de defesa do organismo, os conhecimentos obtidos recentemente reforçam a ideia de que o ensino de biologia também deve mudar, superando a maneira fragmentada de apresentar o corpo humano através de seus “retalhos”, parte por parte, sistema por sistema, órgão por órgão. A visão que se propõe atualmente para o ensino de biologia incorpora novos conhecimentos não apenas das neurociências, mas também de outras disciplinas, e preconiza a abordagem do organismo humano como uma totalidade, fruto da interação de todos os seus componentes, em seus vários níveis.

O texto aborda a importância do estudo das neurociências para a compreensão dos mecanismos cerebrais e sua relação com o funcionamento do corpo humano.
Os avanços recentes nas neurociências têm gerado benefícios diretos para a qualidade de vida das pessoas, como o desenvolvimento de novos medicamentos para tratamento de distúrbios neurológicos.
A abordagem fragmentada do corpo humano, apresentando-o parte por parte, sistema por sistema, órgão por órgão, é a mais adequada para o ensino de biologia.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto aborda a importância do estudo das neurociências para a compreensão dos mecanismos cerebrais e sua relação com o funcionamento do corpo humano. Os avanços recentes nas neurociências têm gerado benefícios diretos para a qualidade de vida das pessoas, como o desenvolvimento de novos medicamentos para tratamento de distúrbios neurológicos. No entanto, o texto não afirma que a abordagem fragmentada do corpo humano, apresentando-o parte por parte, sistema por sistema, órgão por órgão, é a mais adequada para o ensino de biologia. Pelo contrário, o texto sugere que a visão atual para o ensino de biologia incorpora novos conhecimentos de várias disciplinas e preconiza a abordagem do organismo humano como uma totalidade, fruto da interação de todos os seus componentes, em seus vários níveis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais