Buscar

A vitamina C de fato evita gripes e resfriados? Centenas de artigos científicos foram publicados, nos últimos 20 anos, sobre esse assunto. Acredit...

A vitamina C de fato evita gripes e resfriados?

Centenas de artigos científicos foram publicados, nos últimos 20 anos, sobre esse assunto.
Acredita-se hoje, com base em estudos consistentes, que o uso preventivo de vitamina C – ou ácido ascórbico – não tem efeito significativo na redução da incidência de resfriado e gripe.
Em algumas pesquisas, o percentual de indivíduos doentes diminuiu, de forma discreta, mas não se pode afirmar se isso ocorreu por um efeito biológico da vitamina ou se é apenas um desvio estatístico.
Estudos in vitro revelam que essa vitamina favorece a resposta imunológica celular, em especial acelerando a proliferação dos leucócitos (glóbulos brancos) polimorfonucleares e potencializando a ação dos linfócitos T e das células natural killer (outros tipos de leucócitos).
Estudos clínicos em indivíduos sadios e doentes são poucos e em geral sem os controles adequados.
Não existe ainda qualquer comprovação experimental da hipótese de que doses elevadas de vitamina C tornariam as pessoas menos suscetíveis a infecções – essa suplementação tem pouco efeito sobre a concentração de anticorpos no sangue.
Essa vitamina, porém, tem reconhecidos efeitos antioxidantes, ajudando a eliminar os chamados “radicais livres” (radicais químicos muito reativos, que podem causar danos a células e tecidos do corpo).

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com estudos consistentes, o uso preventivo de vitamina C não tem efeito significativo na redução da incidência de resfriado e gripe. Embora estudos in vitro revelem que a vitamina C favorece a resposta imunológica celular, em especial acelerando a proliferação dos leucócitos e potencializando a ação dos linfócitos T e das células natural killer, estudos clínicos em indivíduos sadios e doentes são poucos e em geral sem os controles adequados. Portanto, não há comprovação experimental da hipótese de que doses elevadas de vitamina C tornariam as pessoas menos suscetíveis a infecções. No entanto, a vitamina C tem reconhecidos efeitos antioxidantes, ajudando a eliminar os chamados “radicais livres”.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando