Buscar

Qual a explicação matemática do vetor gradiente de uma função f(x,y)? O vetor gradiente de uma função f(x,y) é um vetor que contém as derivadas pa...

Qual a explicação matemática do vetor gradiente de uma função f(x,y)?

O vetor gradiente de uma função f(x,y) é um vetor que contém as derivadas parciais de f em relação a suas variáveis independentes x e y.
O vetor gradiente fornece informações sobre a taxa de variação da função f em todas as direções do espaço bidimensional.
O vetor gradiente aponta na direção de maior crescimento da função f no ponto específico (x,y), e sua magnitude indica a taxa de variação máxima nessa direção.
Se o vetor gradiente tiver magnitude zero em um ponto (x,y), isso indica que a função tem um ponto crítico nesse ponto, onde a taxa de variação é zero em todas as direções.

Essa pergunta também está no material:

Questão resolvida - Qual a explicação matemática do vetor gradiente de uma função f(x,y)_ - Cálculo III
1 pág.

Cálculo III Universidade Católica de SalvadorUniversidade Católica de Salvador

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O vetor gradiente de uma função f(x,y) é um vetor que contém as derivadas parciais de f em relação a suas variáveis independentes x e y. O vetor gradiente fornece informações sobre a taxa de variação da função f em todas as direções do espaço bidimensional. O vetor gradiente aponta na direção de maior crescimento da função f no ponto específico (x,y), e sua magnitude indica a taxa de variação máxima nessa direção. Se o vetor gradiente tiver magnitude zero em um ponto (x,y), isso indica que a função tem um ponto crítico nesse ponto, onde a taxa de variação é zero em todas as direções.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais