Buscar

A sociedade egípcia era estamental e organizada em torno de dois princípios religiosos: o primeiro era que a vida terrena era apenas uma passagem b...

A sociedade egípcia era estamental e organizada em torno de dois princípios religiosos: o primeiro era que a vida terrena era apenas uma passagem breve, uma preparação para a verdadeira vida eterna pós-morte; o segundo, que o faraó era a própria encarnação do deus Hórus. Dessa forma, havia um sentimento de conformismo e obediencia, já que essas qualidades seriam recompensadas no pós-morte e a submissão absoluta às vontades do faraó. Pode-se identificar dai a simbiose entre a classe sacerdotal e o representante do poder, um endossando o outro. Assim, considere as afirmativas abaixo sobre a civilização egípcia.

I. A ocupação territorial do antigo Egito é considerada longitudinal, em virtude de seguir a movimentação do Rio Nilo em direção ao mar.

II. A denominação de Alto e Baixo Egito, característica do antigo império, existia em função da sociedade fortemente estratificada daquela época, cujas elites (faraó e sacerdotes) moravam no Alto Egito, enquanto a camada mais popular, habitava o Baixo Egito.

III. A arte egípcia, estilizada e simbólica, existia em função da religião e suas narrativas, contribuindo para a decoração dos monumentos funerários, templos e palácios.

IV. O tamanho das figuras retratadas na arte egípcia variava em função de sua importância, o que se chama de hierarquização da representação.

V. Mastabas eram templos de adoração dos deuses, onde somente o faraó e os sacerdotes podiam entrar.

Assinale a alternativa correta. 

 

São verdadeiras as afirmativas II, IV e V.

São verdadeiras as afirmativas I, II, III, IV e V. 

São verdadeiras as afirmativas II, III e V.

São verdadeiras as afirmativas I, II e V.

São verdadeiras as afirmativas I, III e IV.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "São verdadeiras as afirmativas II, IV e V." Explicação: I. A ocupação territorial do antigo Egito é considerada longitudinal, em virtude de seguir a movimentação do Rio Nilo em direção ao mar. (Incorreta) II. A denominação de Alto e Baixo Egito, característica do antigo império, existia em função da sociedade fortemente estratificada daquela época, cujas elites (faraó e sacerdotes) moravam no Alto Egito, enquanto a camada mais popular, habitava o Baixo Egito. (Correta) III. A arte egípcia, estilizada e simbólica, existia em função da religião e suas narrativas, contribuindo para a decoração dos monumentos funerários, templos e palácios. (Incorreta) IV. O tamanho das figuras retratadas na arte egípcia variava em função de sua importância, o que se chama de hierarquização da representação. (Correta) V. Mastabas eram templos de adoração dos deuses, onde somente o faraó e os sacerdotes podiam entrar. (Correta)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais