Buscar

Todas as alternativas a seguir apresentam escolas da Administração classificadas como explicativas e descritivas, exceto: As variáveis básicas da ...

Todas as alternativas a seguir apresentam escolas da Administração classificadas como explicativas e descritivas, exceto:

As variáveis básicas da administração
Competitividade
Tecnologia Pessoas
Organização
Estrutura Ambiente
Tarefas
A organização, como função administrativa, deriva do verbo “organizar”, e é a responsabilidade gerencial, que pertence ao processo administrativo definido por Henri Fayol, e que tem como objetivo preparar a empresa para realizar a tarefa para a qual foi criada.
A organização, como substantivo, é o produto desse esforço de preparação gerencial, que resulta numa empresa. Assim, por extensão, a empresa também é chamada de organização.
Uma organização é uma combinação intencional de pessoas e de tecnologia para atingir um determinado objetivo.
Formular novas questões, novas possibilidades, examinar velhos problemas a partir de um novo ângulo exigem imaginação criadora e assinalam real avanço na ciência.
Paradigma é um modelo, um padrão aceito que explica e justifica tudo o que alguém faz ou quer fazer. Um exemplo que serve como modelo; padrão.
Um paradigma pode ser definido como uma constelação de crenças, valores e técnicas compartilhadas por membros de uma determinada comunidade científica.
Novas teorias não podem surgir sem mudanças destrutivas nas velhas crenças sobre a natureza.
As teorias prescritivas e normativas apresentam duas características: suas propostas podem ser entendidas, nessa classificação, como leis a serem seguidas sem discussão, ou seja, determinam “como a administração deve ser”.
As escolas normativas e prescritivas, ao escolheram variáveis básicas (tarefas, estrutura e pessoas), voltaram-se totalmente “para dentro” das organizações.
Abordagens prescritivas e normativas
As escolas explicativas e descritivas não são preocupadas em fazer você aceitar as suas definições, deixando margem para novas interpretações, ou seja, tentam mostrar a administração “como ela é”.
As explicativas e descritivas escolheram as suas variáveis (estrutura, pessoas e tecnologia), só que todas elas consideraram também o ambiente, ou seja, além de enxergarem a organização “por dentro”, preocuparam-se em relacioná-la com o que ocorria fora dela.
Abordagens explicativas e descritivas
a) Estruturalista.
b) Comportamental.
c) Neoclássica.
d) Sistemas.
e) Contingência.

Essa pergunta também está no material:

Slides de Aula Unidade I (1)
31 pág.

Evolucao do Pensamento Administrativo II

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que não apresenta uma escola da Administração classificada como explicativa e descritiva é a letra C) Neoclássica.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais