Buscar

Quais são as hipóteses de cabimento ou não cabimento do habeas corpus? O HC pode ser impetrado para trancar a ação penal ou inquérito policial, se...

Quais são as hipóteses de cabimento ou não cabimento do habeas corpus?

O HC pode ser impetrado para trancar a ação penal ou inquérito policial, sempre que houver a possibilidade de violação a liberdade de locomoção.
Não cabe habeas corpus contra decisão condenatória a pena de multa, ou relativo a processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada.
Não cabe habeas corpus contra a imposição da pena de exclusão de militar ou de perda de patente ou de função pública.
Não cabe habeas corpus quando já extinta a pena privativa de liberdade.
O habeas corpus pode ser empregado para impugnar medidas cautelares de natureza criminal diversas da prisão.

Essa pergunta também está no material:

5) HC - Aula 5
14 pág.

Pratica Constitucional Universidade Salgado de OliveiraUniversidade Salgado de Oliveira

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O habeas corpus é uma ação constitucional que visa proteger a liberdade de locomoção do indivíduo, podendo ser impetrado sempre que houver ameaça ou violação a essa liberdade. O HC pode ser impetrado para trancar a ação penal ou inquérito policial, se houver ilegalidade ou abuso de poder na sua instauração ou condução. Não cabe habeas corpus contra decisão condenatória a pena de multa, ou relativo a processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada. Não cabe habeas corpus contra a imposição da pena de exclusão de militar ou de perda de patente ou de função pública. Não cabe habeas corpus quando já extinta a pena privativa de liberdade. O habeas corpus pode ser empregado para impugnar medidas cautelares de natureza criminal diversas da prisão, como por exemplo, a prisão temporária, a prisão preventiva, a condução coercitiva, entre outras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais