Buscar

A avaliação da aprendizagem configurada como diagnóstica explicita uma postura reflexiva e solidária por parte dos docentes. Leia o texto sobre ess...

A avaliação da aprendizagem configurada como diagnóstica explicita uma postura reflexiva e solidária por parte dos docentes. Leia o texto sobre esse formato de avaliação.

“A avaliação diagnóstica tem como propósito constatar se os alunos possuem os conhecimentos básicos e imprescindíveis às novas aprendizagens. O programa de ensino de um curso deve conter em seu planejamento disciplinas estruturadas numa sequência lógica de desenvolvimento e com aumento da complexidade dos temas. Com isso o professor, ao definir o objetivo de uma disciplina, deve definir também quais conteúdos são pré-requisitos para que o aluno consiga acompanhar a sua proposta de ensino. Para identificar se o aluno possui o domínio dos conhecimentos prévios, sugere-se a realização de uma avaliação diagnóstica no início de um curso, quando podem ser identificadas falhas a serem monitoradas ou sanadas” (ZEFERINO; PASSERI, 2007, p. 40).

De acordo com o excerto acima e seus conhecimentos sobre a avaliação diagnóstica, é correto afirmar que essa prática​​​​​​​:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto apresentado, a avaliação diagnóstica tem como objetivo verificar se os alunos possuem os conhecimentos básicos e imprescindíveis para as novas aprendizagens. O professor deve definir quais conteúdos são pré-requisitos para que o aluno consiga acompanhar a sua proposta de ensino e, para identificar se o aluno possui o domínio dos conhecimentos prévios, sugere-se a realização de uma avaliação diagnóstica no início de um curso, quando podem ser identificadas falhas a serem monitoradas ou sanadas. Portanto, a alternativa correta é a letra A.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais