Buscar

E se estivermos trabalhando no regime de capitalização de juros compostos, como saber se as taxas são equivalentes? O conceito de taxa equivalente...

E se estivermos trabalhando no regime de capitalização de juros compostos, como saber se as taxas são equivalentes?

O conceito de taxa equivalente permanece válido para o regime de juros compostos, diferenciando-se apenas a fórmula de cálculo da taxa de juros.
No regime de juros compostos, a expressão da taxa equivalente composta é a média geométrica da taxa de juros do período inteiro.
Para calcular a taxa equivalente composta mensal, é necessário utilizar a fórmula iq = q√1 + i -1, onde i é a taxa e q é o número de períodos de capitalização.

Essa pergunta também está no material:

Matemática Financeira
72 pág.

Matemática Financeira Centro Universitário UniftecCentro Universitário Uniftec

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No regime de capitalização de juros compostos, para saber se as taxas são equivalentes, é necessário calcular a taxa equivalente composta. Essa taxa é calculada utilizando a média geométrica da taxa de juros do período inteiro. Para calcular a taxa equivalente composta mensal, é necessário utilizar a fórmula iq = q√1 + i -1, onde i é a taxa e q é o número de períodos de capitalização.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais