Buscar

Sobre o tratamento dietoterápico da anemia ferropriva, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Para o tratamento dietoter...

Sobre o tratamento dietoterápico da anemia ferropriva, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I- Para o tratamento dietoterápico da anemia, é imprescindível incluir ao plano alimentar alimentos que possuam as duas fontes de ferro, a de origem animal e vegetal, heme e não heme, respectivamente.
II- O ferro de origem animal, ferro-heme, tem uma absorção independente da composição da refeição e é pouco afetada por fatores facilitadores e/ou inibidores presentes nos alimentos e pelo estado nutricional do indivíduo; por outro lado o ferro de origem vegetal, ferro não heme, possui várias considerações sobre sua absorção, em virtude da secreção gástrica de ácido clorídrico imprescindível para solubilizar e manter o ferro na forma ferrosa, além da retenção e a mistura dos alimentos no estômago facilitam a absorção.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I é uma justificativa da II.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições falsas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - ESTRESSE METABÓLICO
5 pág.

Processos Nutricionais e Metabólicos

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. A afirmação I está correta, pois é importante incluir alimentos que possuam as duas fontes de ferro, a de origem animal e vegetal, heme e não heme, respectivamente, para o tratamento dietoterápico da anemia ferropriva. A afirmação II também está correta, pois o ferro de origem animal, ferro-heme, tem uma absorção independente da composição da refeição e é pouco afetada por fatores facilitadores e/ou inibidores presentes nos alimentos e pelo estado nutricional do indivíduo. Já o ferro de origem vegetal, ferro não heme, possui várias considerações sobre sua absorção, em virtude da secreção gástrica de ácido clorídrico imprescindível para solubilizar e manter o ferro na forma ferrosa, além da retenção e a mistura dos alimentos no estômago facilitam a absorção. No entanto, a afirmação II não é uma justificativa da I, pois a I já é uma afirmação completa e independente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais