Buscar

“Taxativo é um adjetivo usado para apontar restrição ou algo que é categórico. Já a palavra rol quer dizer lista. No direito, chamamos de “taxativo...

“Taxativo é um adjetivo usado para apontar restrição ou algo que é categórico. Já a palavra rol quer dizer lista. No direito, chamamos de “taxativo” tudo aquilo que é limitado por regulamento ou lei. Assim, rol taxativo trata-se de uma lista que não abrange nada mais além do que está ali definido ou regulamentado.

(...)

O rol taxativo é aquele que não admite exceções, nada além do que está previsto, enquanto rol exemplificativo é aquele que serve apenas de exemplo, não vinculando apenas ao que está descrito ali, mas podendo ir além”.

A) Taxativo, ou seja, é permitido e proibidas as condutas ali dispostas, sem manobra de interpretação para o profissional.


B) Exemplificativo, ou seja, as condutas proibidas e permitidas estão todas ali dispostas.


C) Taxativo, porque não são todas as condutas proibidas e permitidas que estão dispostas no Código de Ética e Disciplina do sistema CFDD.


D) Exemplificativo, porque não são todas as condutas proibidas e permitidas que estão dispostas no Código de Ética e Disciplina do sistema CFDD.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Taxativo, ou seja, é permitido e proibidas as condutas ali dispostas, sem manobra de interpretação para o profissional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais