Buscar

De acordo com essas informações, avalie o contexto de referências entre as afirmações a seguir.    I. A maior complexidade neurológica denominada c...

De acordo com essas informações, avalie o contexto de referências entre as afirmações a seguir. 

 

I. A maior complexidade neurológica denominada cérebro, é o córtex, uma capa que cobre a superfície do cérebro que tem espessura de, aproximadamente, onze centímetros. 

II. É por esse córtex que podemos raciocinar, pensar, planejar. Isso se deve ao fato de que essa região é revestida de células nervosas, que disparam informações elétricas e se comunicam por substâncias químicas. 

III. A caracterização de uma sinapse elétrica ocorre pela junção comunicante presente entre duas células, ou seja, existe livre passagem de íons e substâncias. Esse evento é mais presente na comunicação do tecido visceral ou mesmo do músculo cardíaco. 

IV. Nas últimas décadas, o avanço tecnológico possibilitou o amplo mapeamento das redes neuronais e, acima de tudo, como a comunicação neurológica ocorre, há mais de um século, foi descoberto que a capacidade dos neurônios dispararem eletricidade e estimular células vizinhas, por meio de sinapses foi muito eficiente. 

 

É correto o que se afirma em: 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) II e IV. A afirmação II menciona o córtex cerebral, que é a região responsável pelo raciocínio, pensamento e planejamento, e que é revestida de células nervosas que se comunicam por substâncias químicas. Já a afirmação IV menciona o avanço tecnológico que possibilitou o mapeamento das redes neuronais e a descoberta da eficiência dos neurônios em disparar eletricidade e estimular células vizinhas por meio de sinapses. As afirmações I e III não estão relacionadas ao contexto de referência das outras afirmações. A afirmação I menciona a espessura do córtex cerebral, mas não faz referência à comunicação entre células nervosas. A afirmação III menciona a sinapse elétrica, mas não faz referência ao córtex cerebral ou ao mapeamento das redes neuronais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais