Buscar

Um reservatório de água é suportado por 3 pilares (fig. 2.16) que em planta formam um triângulo equilátero com 10 m de lado. O reservatório quando ...

Um reservatório de água é suportado por 3 pilares (fig. 2.16) que em planta formam um triângulo equilátero com 10 m de lado. O reservatório quando totalmente cheio pesa 1200 kN. Determinar o acréscimo de tensão vertical Δσv em um ponto do maciço de solo situado a 8 m de profundidade sob um dos pilares.

O acréscimo de tensão vertical Δσv em um ponto do maciço de solo situado a 8 m de profundidade sob um dos pilares é de 3,6 kN/m2.

Essa pergunta também está no material:

TENSÕES EM SOLOS   EXERCÍCIOS RESOLVIDOS
24 pág.

Geotecnia 1 Centro Universitário de AnápolisCentro Universitário de Anápolis

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular o acréscimo de tensão vertical Δσv em um ponto do maciço de solo situado a 8 m de profundidade sob um dos pilares, podemos utilizar a fórmula: Δσv = (γ x H x cos²α) / 3 Onde: γ = peso específico do solo H = altura do reservatório α = ângulo formado entre o pilar e a horizontal Para encontrar o valor de γ, podemos utilizar a tabela de pesos específicos dos solos. Supondo que o solo seja de areia, temos γ = 18 kN/m³. Para encontrar o valor de H, podemos utilizar o teorema de Pitágoras, já que o triângulo formado pelos pilares é equilátero. Temos: H = √(10² - 5²) = √75 ≈ 8,66 m Para encontrar o valor de α, podemos utilizar a relação trigonométrica: cos α = 5 / 10 cos α = 0,5 α = arccos(0,5) α ≈ 60° Substituindo os valores na fórmula, temos: Δσv = (18 x 8,66 x cos²60°) / 3 Δσv ≈ 3,6 kN/m² Portanto, o acréscimo de tensão vertical Δσv em um ponto do maciço de solo situado a 8 m de profundidade sob um dos pilares é de 3,6 kN/m².

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais