Buscar

A respeito do controle de constitucionalidade no sistema processual brasileiro, pergunta-se: a) Quais as espécies de controle de constitucionalidad...

A respeito do controle de constitucionalidade no sistema processual brasileiro, pergunta-se: a) Quais as espécies de controle de constitucionalidade existentes no ordenamento jurídico brasileiro?

A teoria apresenta diversos tipos distintos de categorização para a avaliação de constitucionalidade no sistema legal brasileiro.
As categorizações mais apropriadas, em virtude de sua utilidade, são o controle difuso, o controle concentrado, o controle concreto e o controle abstrato.
O controle difuso refere-se ao exame realizado através do recurso extraordinário pelo Supremo Tribunal Federal, caracterizado pela análise de violações à Constituição Federal em decisões judiciais proferidas em instâncias inferiores.
O controle concentrado refere-se à avaliação original conduzida pelo Supremo Tribunal Federal para determinar a compatibilidade de uma norma ou ato normativo com a Constituição Federal, sem estar vinculada a qualquer ato concreto específico.
O controle concreto envolve a análise de um caso concreto e decorre do questionamento da norma, podendo ser iniciado por qualquer cidadão.
O controle abstrato é realizado por meio de Ação Direta de Inconstitucionalidade ou outras ações similares (ADC ou ADPF), essa abordagem implica uma avaliação abstrata da norma, sem relação direta com qualquer caso concreto.

Essa pergunta também está no material:

modulo_iv_seminario_ii_gabriel_de_sousa_lopes_cZplZCkPfa-1
1 pág.

Direito Tributário e Processo Tributário Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No ordenamento jurídico brasileiro, existem quatro espécies de controle de constitucionalidade, são elas: controle difuso, controle concentrado, controle concreto e controle abstrato. - O controle difuso é realizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por meio do recurso extraordinário, e consiste na análise de violações à Constituição Federal em decisões judiciais proferidas em instâncias inferiores. - O controle concentrado é realizado pelo STF para determinar a compatibilidade de uma norma ou ato normativo com a Constituição Federal, sem estar vinculado a qualquer ato concreto específico. - O controle concreto envolve a análise de um caso concreto e decorre do questionamento da norma, podendo ser iniciado por qualquer cidadão. - O controle abstrato é realizado por meio de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ou outras ações similares (ADC ou ADPF), e implica uma avaliação abstrata da norma, sem relação direta com qualquer caso concreto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais