Buscar

5. Quanto à Responsabilidade Tributária, pergunta-se: a) Qual a natureza jurídica da norma de responsabilidade: norma jurídica tributária ou não-t...

5. Quanto à Responsabilidade Tributária, pergunta-se:
a) Qual a natureza jurídica da norma de responsabilidade: norma jurídica tributária ou não-tributária; dispositiva ou sancionadora?

Conforme destacado por Maria Rita Ferragut no livro "Responsabilidade Tributária e o Código Civil de 2002", perspectiva com a qual estou em acordo, a norma que trata da responsabilidade tributária possui uma natureza de cunho tributário. Essa norma pode ser categorizada tanto como uma disposição normativa primária, quanto como uma disposição normativa primária sancionatória.

b) Qual a espécie de responsabilidade prevista no artigo 135 do CTN? Poderia o fiscal lavrar auto de infração contra o contribuinte e, posteriormente, executar o sócio de forma solidária à empresa? (Vide anexos IV e V).

A modalidade de responsabilidade prevista no artigo 135 do CTN é caracterizada por ter um enfoque sancionatório.

O fiscal não tem a prerrogativa de emitir uma autuação contra o contribuinte e, subsequentemente, executar o sócio de maneira solidária à empresa. Isso ocorre porque, para esse tipo específico de imputação de responsabilidade tributária, o artigo 135 do CTN demanda a ocorrência de "ações realizadas com excesso de poderes ou violação de leis, contrato social ou estatutos". Esses elementos, evidentemente, devem ser devidamente comprovados no processo ou procedimento administrativo tributário que precede a inclusão do débito na dívida ativa.

c) A dissolução irregular da sociedade caracteriza infração à lei apta a ensejar a responsabilidade do(s) sócio(s) pelas dívidas da pessoa jurídica? Em caso positivo, qual sócio ou administrador pode ser alcançado: o da época do inadimplemento do tributo ou do momento em que ocorre a dissolução irregular? (VI e VII e VIII).

A dissolução irregular da sociedade, de fato, constitui uma violação da lei capaz de justificar a imputação de responsabilidade ao(s) sócio(s) em relação às obrigações financeiras da entidade jurídica. Essa situação configura um cenário em que a exigência do cumprimento

a) A norma que trata da responsabilidade tributária possui uma natureza de cunho tributário.
b) A modalidade de responsabilidade prevista no artigo 135 do CTN é caracterizada por ter um enfoque sancionatório.
c) A dissolução irregular da sociedade caracteriza infração à lei apta a ensejar a responsabilidade do(s) sócio(s) pelas dívidas da pessoa jurídica.

Essa pergunta também está no material:

modulo_iv_seminario_i_gabriel_de_sousa_lopes_cZplZ7f0ma-4
1 pág.

Direito Tributário e Processo Tributário Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As alternativas corretas são: a) A norma que trata da responsabilidade tributária possui uma natureza de cunho tributário. b) A modalidade de responsabilidade prevista no artigo 135 do CTN é caracterizada por ter um enfoque sancionatório. c) A dissolução irregular da sociedade caracteriza infração à lei apta a ensejar a responsabilidade do(s) sócio(s) pelas dívidas da pessoa jurídica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais