Buscar

Sobre a anatomia das vias biliares, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: O ducto de Luschka, ou ducto colecisto-hepátic...

Sobre a anatomia das vias biliares, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: O ducto de Luschka, ou ducto colecisto-hepático, é uma variação anatômica da via biliar onde o ducto penetra na vesícula biliar através do seu leito. Sua identificação é importante para a técnica cirúrgica, porque, a sua ligadura acarretará lesão iatrogênica da via biliar.

a 1ª assertiva é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa
Correta. O ducto de Lushka é um ducto biliar acessório que drena bile direto do fígado para o corpo da vesícula biliar. Sua identificação durante a colecistectomia é importante, pois se deve realizar a sua ligadura para evitar a formação de vazamento de bile e peritonite.

Essa pergunta também está no material:

Banco de Questões - Clínica Médica-1395
1 pág.

Clínica Médica I Centro Universitário Joaquim NabucoCentro Universitário Joaquim Nabuco

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa. O ducto de Luschka é um ducto biliar acessório que drena bile diretamente do fígado para o corpo da vesícula biliar. Durante a colecistectomia, é importante identificar e ligar o ducto de Luschka para evitar a formação de vazamento de bile e peritonite. No entanto, a sua ligadura não acarretará lesão iatrogênica da via biliar.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando