Buscar

Em paciente portador da Síndrome de Imunodeficiência adquiria (SIDA) é comum a perda de tecido adiposo subcutâneo, resultando em afinamento das pe...


Em paciente portador da Síndrome de Imunodeficiência adquiria (SIDA) é comum a perda de tecido adiposo subcutâneo, resultando em afinamento das pernas e do rosto, especialmente na região maxilar, nasolabial e temporal. Acerca desse fenômeno conhecido como Lipodistrofia, assinale a opção correta.(1 Ponto)



Dietas hiperlipídicas em portadores de HIV são as principais causas do aumento da gordura visceral e redução da subcutânea, que caracterizam a Lipodistrofia.


A Lipodistrofia é causada diretamente pelo vírus e, por isso, é mais comum em pacientes que apresentam elevada carga viral e não fazem uso regular de medicação antirretroviral.


O gasto energético de repouso encontra-se reduzido na Lipodistrofia, o que provoca aumento dos níveis séricos de testosterona em homens e mulheres.


Além de alterações morfológicas, a Lipodistrofia está relacionada a anormalidades metabólicas como hipertrigliceridemia e resistência insulínica, associados ao uso dos antirretrovirais.


O tratamento deverá ser baseado em drogas que metabolizam a gordura corporal, uma vez que dieta e exercícios não afetam a Lipodistrofia presente em pacientes com SID

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Além de alterações morfológicas, a Lipodistrofia está relacionada a anormalidades metabólicas como hipertrigliceridemia e resistência insulínica, associados ao uso dos antirretrovirais."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais