Buscar

A displasia ectodérmica anidrótica é uma herança recessiva ligada ao sexo. Esse tipo de displasia caracteriza-se pela ausência de pelos ou ausê...

 

A displasia ectodérmica anidrótica é uma herança recessiva ligada ao sexo. Esse tipo de displasia caracteriza-se pela ausência de pelos ou ausência de glândulas sudoríparas, sebáceas e mucosas. Devido à redução da sudorese (hipoidrose), há incapacidade de suportar temperaturas elevadas.

Uma jovem quer casar e deseja saber qual é o risco de ter filhos que irão desenvolver displasia ectodérmica anidrótica, tendo um tio e o pai afetados. Não sendo conhecidos casos dessa doença na família do noivo, o que você, profissional da saúde, responderia?


Marque a alternativa correta.


A. 

Você tem chance de ter filhos doentes somente se for portadora do gene para displasia ectodérmica anidrótica.

B. 

Você não tem nenhuma chance de ter filhos doentes e nem portadores.

C. 

Você tem chance de ter filhos que desenvolvam a doença somente se seu marido for portador do gene.

D. 

Você teria chance de ter filhos doentes somente se você tivesse a doença.

E. 

Somente as meninas poderão ser doentes; os meninos não têm chance.


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa C: "Você tem chance de ter filhos que desenvolvam a doença somente se seu marido for portador do gene". A displasia ectodérmica anidrótica é uma doença genética recessiva ligada ao cromossomo X. Isso significa que as mulheres têm dois cromossomos X e, se forem portadoras do gene defeituoso em um deles, não desenvolverão a doença, mas poderão transmiti-la para seus filhos. Já os homens têm apenas um cromossomo X e, se herdarem o gene defeituoso, desenvolverão a doença. Como a jovem não é afetada pela doença, mas tem um tio e um pai afetados, ela é uma portadora heterozigota. Se o noivo não for portador do gene defeituoso, seus filhos não desenvolverão a doença, mas poderão ser portadores heterozigotos como a mãe. Se o noivo for portador do gene defeituoso, há uma chance de 50% de cada filho do casal herdar o gene e, portanto, desenvolver a doença.

0
Dislike0
User badge image

Dienekesley Campos Martins

A. 

Você tem chance de ter filhos doentes somente se for portadora do gene para displasia ectodérmica anidrótica.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais