Buscar

Reações de substituição nucleofílica, na qual um grupo presente em um composto pode ser substituído por outro, são reações importantes em química o...

Reações de substituição nucleofílica, na qual um grupo presente em um composto pode ser substituído por outro, são reações importantes em química orgânica porque possibilitam a obtenção de diversas classes de substâncias, como álcoois, éteres e haletos de alquila. As reações de substituição nucleofílica bimolecular e unimolecular podem ser afetadas por diversos fatores. Com relação à influência do substrato nessas reações, assinale a alternativa CORRETA:


A A formação de carbocátions secundários é característica da reação de substituição bimolecular.
B A reação de substituição nucleofílica unimolecular é favorecida quando o substrato apresenta mais substituintes.
C A reação de substituição nucleofílica bimolecular ocorrerá preferencialmente quando o substrato apresentar substituintes mais volumosos.
D O efeito estérico, devido à estrutura do substrato, não apresenta efeito sobre a velocidade de uma reação do tipo SN2 (bimolecular).

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - QOrganica II
5 pág.

Química Orgânica II UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: O efeito estérico, devido à estrutura do substrato, não apresenta efeito sobre a velocidade de uma reação do tipo SN2 (bimolecular). O efeito estérico é um fator que pode afetar a velocidade de reações de substituição nucleofílica, principalmente em reações SN2, que ocorrem em um único passo. Quando o substrato apresenta grupos volumosos, o ataque do nucleófilo pode ser dificultado, diminuindo a velocidade da reação. Porém, em reações SN1, que ocorrem em dois passos, a formação de carbocátions intermediários pode ser favorecida por substratos com grupos volumosos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais