Buscar

003 (Quadrix - Prefeitura de Canaã dos Carajás/PA - 2021) Sua capacidade de catarse, de canalizar em torno de si, para seu universo mágico, os anse...

003 (Quadrix - Prefeitura de Canaã dos Carajás/PA - 2021) Sua capacidade de catarse, de canalizar em torno de si, para seu universo mágico, os anseios, as esperanças e as frustrações dos brasileiros, foi imensamente explorada. A lembrança do “noventa milhões em ação, pra frente Brasil, salve a Seleção!”, numa verdadeira ode à “corrente pra frente”, ainda está bastante, e dolorosamente, viva em nossas mentes e em nossos corações, pois foi na esteira desses hinos ufanistas – apologistas de uma postura cívica exacerbadamente alienada, patológica – que vieram os odientos crimes políticos cometidos, voluptuosamente, pelos aparelhos repressivos – estatais e paraestatais – num ritmo e numa forma poucas vezes presenciados na história política da sociedade brasileira.
Lino Castellani Filho. Educação física no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1988. p. 115-116 (com adaptações).
Assinale a alternativa que apresenta o período histórico da educação física descrito no texto acima.

A) Higienismo.
B) Catarse.
C) Esportivização.

D) Biologicista.
X E) Movimento Renovador.


Essa pergunta também está no material:

3
3 pág.

História da Educação Física Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresentado faz referência a um período histórico da educação física no Brasil. A alternativa correta é a letra E) Movimento Renovador. O Movimento Renovador foi um período da educação física brasileira que ocorreu entre as décadas de 1950 e 1960, que buscava uma renovação dos métodos de ensino e da prática esportiva, com ênfase na formação integral do indivíduo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais